terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Da série "O DESMANCHA PRAZERES"

PIB cresce 6,8% no 3º trimestre


O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,8% no terceiro trimestre de 2008 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento registrado foi de 6,8%. Os números superam as expectativas projetadas por analistas nos últimos dias.

Os destaques na comparação do terceiro com o segundo trimestre foram a indústria, com crescimento de 2,6%, a agropecuária, com elevação de 1,5%, e serviços com aumento de 1,4%.O consumo das famílias aumentou 7,3% no terceiro trimestre de 2008 - ante o ano passado. Na comparação com o trimestre anterior, houve expansão de 2,8%. Já o consumo do governo registrou crescimento de 6,4% no terceiro trimestre frente igual período de 2007 e aumentou 1,5% comparativamente ao segundo trimestre deste ano.

As exportações aumentaram 2,0% no PIB do terceiro trimestre ante igual período do ano passado. Na comparação com segundo trimestre, houve queda de 0,6%. As importações aumentaram 22,8% ante igual trimestre do ano passado e 6,4% na comparação com o segundo trimestre de 2008. Em valores, a soma de todas as riquezas produzidas no país chegou a 747,3 bilhões de reais no último trimestre.

No resultado do acumulado do ano (1º ao 3º trimestre), na comparação com o mesmo período do ano anterior, o crescimento do PIB brasileiro foi de 6,4%. Já na comparação dos últimos quatro trimestres, em relação aos quatro imediatamente anteriores, a expansão foi de 6,3%, apontou a nota do IBGE. O PIB é a soma das riquezas produzidas pelo país.

Nenhum comentário:

Marcadores