Que comparação vocês fazem entre a crise financeira atual e a crise dos anos 30 que deu origem à Grande Depressão?
Landon Romano, Johannesburgo, África do Sul
É claro que se você pegar um dado estatístico aqui, um ponto no gráfico ali e depois misturar tudo muito bem e levar ao forno, vai achar que a crise de 1929 está de volta.
Você pode, mas não deve fazer isso. A crise atual é sinistra e sem dúvida vai piorar. Nas colunas anteriores, previmos o advento de condições econômicas duríssimas para os próximos trimestres, na medida em que a desalavancagem do sistema der lugar à grande desalavancagem por parte do consumidor. No entanto, por inúmeros motivos, não cremos que estejamos na iminência de uma segunda Grande Depressão. Na verdade, parafraseando Franklin Delano Roosevelt, se há algo hoje que devemos encarar com pessimismo é o próprio pessimismo.
Sabemos perfeitamente que há muita coisa ruim vindo por aí. Contudo, estamos também convencidos de que quando a situação melhorar um pouco e vai melhorar , a economia global sairá mais fortalecida e mais pujante do que nunca. Nós chegaremos lá, não tenha dúvida contanto que deixemos de lado essa comparação obsessiva com a crise de 29 que você reproduz na sua pergunta.
Não o estamos criticando por ter perguntado! Você não é o único. Esta é uma ótima oportunidade para rebatermos o que têm dito alguns jornalistas especializados em finanças e muitos sabichões que entendem de tudo e que, à semelhança do sujeito encarregado de dar a previsão do tempo durante um furacão, vão ficando cada vez mais eufóricos à medida que noticiam a maior tempestade de sua carreira. É compreensível que se sintam assim, mas talvez tenham perdido um pouco a perspectiva das coisas em meio a tanto furor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário