quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lula faz barba, cabelo e bigode


RUTH DE AQUINO
Revista Época
RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br

O presidente Lula descolou do chão. A expressão é de um tucano impaciente, Tasso Jereissati. Assim como o senador cearense Jereissati, o PSDB em peso tenta convencer José Serra a sair do armário em janeiro, em vez de esperar até março. Enquanto Serra se agarra a seu status de governador de São Paulo, Lula faz a festa. Aqui e lá fora. Acaba de ganhar mais um título: o influente jornal inglês Financial Times o escolheu como uma das 50 personalidades da década.

Nunca antes um presidente foi tão festejado no exterior. Depois de Barack Obama chamá-lo de “o cara”, Lula foi eleito pelo El País “personagem ibero-americano de 2009” e pelo Le Monde “homem do ano”. Agora, foi o único latino-americano na lista da década do Financial Times, citado como “o presidente mais popular da história do Brasil” – “pelo carisma, pela habilidade política, (...) e expandir programas de aumento de renda.

A popularidade interna de Lula e seu desempenho em cúpulas mundo afora o tornam um craque da política – quer se goste ou não. Seu pragmatismo a qualquer preço revolta os puros, os que acreditam em ideários. Lula ri e é simpático. Quando chora, chora mesmo, não é fingimento populista. Também chora de alegria, como ao comemorar a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. (...)

Uma das virtudes do presidente brasileiro é sua agilidade de raciocínio – ele rapidamente enquadra suas próprias convicções. Em Copenhague, isso ficou claro. Desautorizou uma declaração de Dilma, encampou uma sugestão de Marina Silva, mostrou um Brasil flexível e empenhado na defesa do meio ambiente, saiu de lá como um campeão da causa verde.

Ele chama Serra para o campo o tempo todo. Diverte-se
claramente com suas próprias provocações

Suas gafes escorrem pela língua e são sempre desculpadas. Na terça-feira 29 de dezembro, mais uma vez abusou das palavras. Fez uma analogia pobre. Inaugurava um posto de saúde em São Bernardo do Campo, São Paulo, seu berço político. “Não fazemos distinção de que partido é o prefeito e o governador. O povo precisa (de verba federal) e a gente tem mais é obrigação de fazer sem olhar...Vocês não podem deixar de dar comida para um porco porque você não gosta do dono do porco.” É inacreditável ouvir isso de um presidente. Mas não de Lula.

Chama Serra para o campo o tempo todo. Diverte-se claramente com suas próprias provocações. Lula age como se quem estivesse em campanha fosse ele e não a Dilma (...).

Chute forte, grosso e sem mira não ganha eleição nem para síndico de prédio. Por isso, só por isso, a cautela de Serra é compreensível. O governador de São Paulo – agora sem pressão do mineiro Aécio Neves – não tem a menor vontade de gastar seu jogo com Lula. Quer disputar diretamente com a candidata à Presidência pelo PT, e não com seu padrinho coroado.

(...)

O maior perigo para Lula hoje é acreditar mais no personagem criado nesta década do que nele próprio. O filme que conta sua história o endeusa, o santifica e apara todas as arestas humanas. A jornalista Eliane Brum fez a crítica mais consistente que li. Está em epoca.com.br. Como diz Eliane, o filme mostra outro Lula, que dá sono: “Faz tudo certo sem tropeçar em nenhum conflito, nem mesmo um bem pequeno, em sua trajetória linear. Ao final, ficamos pensando que aquele cara da tela nunca chegaria a presidente da República. Não chegaria nem a liderar uma greve do ABC. (...)

Mostre ao governo Serra que você sabe montar o Mapa do Brasil


Por DiAfonso*

NaT (do Portal Luís Nassif) apresenta, em uma de suas postagens, um link para montagem do Mapa do Brasil. Seria interessante que José Serra (PSDB) indicasse este exercício a seus subordinados da Secretaria da Educação de São Paulo. Como foi noticiado, a Secretaria distribuiu livros didáticos com erros grosseiros na composição geográfica do Brasil, além de apresentar o Mapa-Múndi com a nomeação equivocada de alguns países fronteiriços ao Brasil. Clique no link, abaixo, e divirta-se.


MONTAGEM DO MAPA DO BRASIL, clique AQUI.

Para saber sobre o erro da Secretaria da Educação de São Paulo, clique AQUI.

*Editor-geral do Terra Brasilis.


Estadão divulga crise artificial e é desmentido por alto comando militar brasileiro

– Tanto tudo isso não passa de uma matéria encomendada por setores da direita conservadora, sem qualquer respaldo na realidade das Forças Armadas, que ninguém se mobilizou em favor das declarações atribuídas a um "general da ativa", que não se identifica perante a opinião pública e deseja colocar os militantes da esquerda brasileira no mesmo banco dos réus em que se encontram torturadores contumazes – afirmou o funcionário federal.

Manchete do Estadão é desmentida

Na ânsia de denunciar o que seria a maior crise institucional já vivida pelo Brasil, nos últimos 40 anos, um dos mais antigos jornais do país jogou por terra parte da sua credibilidade (ou o que restou dela) ao publicar, na manchete desta quarta-feira, a notícia(?) de que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os três comandantes militares brasileiros, teriam pedido demissão, em uma carta entregue ao comandante-em-chefe das Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma reunião de emergência, no Aeroporto de Brasiília, às vésperas do Natal.

A carta não existe, segundo o Palácio do Planalto, o encontro não aconteceu e muito menos houve qualquer alteração no humor da caserna por conta da Lei de Anistia a ser revogada, após análise da comissão especial criada pelo Poder Executivo, para rever a questão das torturas e dos assassinatos ocorridos nos porões da ditadura militar que assolou o país durante mais de 20 anos, no século passado.

Na matéria publicada pelo conservador diário paulistano O Estado de S. Paulo, haveria um ambiente de revolta por parte dos militares, que teriam considerado – segundo as repórteres Christiane Samarco e Eugênia Lopes – a terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) uma forma provocativa de revisão da história recente do país. Segundo a reportagem, "na avaliação dos (ministros) militares e do próprio ministro Jobim, o PNDH-3, proposto pelo ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e lançado no dia 21 passado, tem trechos 'revanchistas e provocativos". O assunto não mereceu qualquer tipo de repercussão nas três esferas das Forças Armadas, por determinação direta dos comandantes da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Juniti Saito, do Exército, general Enzo Peri, e da Marinha, almirante Moura Neto, que teriam "aderido" à decisão de renúncia do ministro da Defesa.

O ministro Jobim, por sua vez, também orientou seus assessores a não se pronunciar sobre a matéria veiculada e coube à Presidência da República, que funcionou nesta quarta-feira em regime de plantão, encerrar a série de bravatas atribuídas aos setores militares do país com a informação de que o presidente Lula não recebeu carta alguma, de quem quer que fosse, e muito menos pretende dissuadir a comissão criada no âmbito do PNDH-3 de avaliar, com isenção e liberdade, a legislação que rege a anistia concedida logo após os 'Anos de Chumbo'.

– A reunião que houve entre o presidente Lula e o ministro Jobim aconteceu aqui no Palácio (do Planalto) – disse um dos assessores, que desconhecia qualquer encontro, às pressas, no angar do avião presidencial, em Brasília.

A matéria do jornal paulistano também foi questionada no ponto em que cita uma espécie de "acordo político: Não se reescreve o texto do programa, mas as propostas de lei a enviar ao Congresso não afrontarão as Forças Armadas e, se for preciso, a base partidária governista será mobilizada para não aprovar textos de caráter revanchista". Segundo um alto funcionário da secretaria nacional dos Direitos Humanos, que prefere o anonimato – diante da situação peculiar do ministro Paulo Vannuchi, de suposto pivô de uma crise militar no país –, a informação "não faz o menor sentido".

– O programa (PNDH-3) não está aí para afrontar ninguém, mas para restabelecer a verdade dos fatos e, ao que se saiba, a verdade não faz mal a ninguém – disse.

Tanto Vannuchi quanto seus principais assessores estão de folga, por conta das festas de fim de ano e nenhum deles foi chamado à secretaria por conta da crise institucional divulgada pelo diário paulistano.

Outro ponto descartado foi a declaração de um militar sobre a questão: "Se querem por coronel e general no banco dos réus, então também vamos botar a Dilma e o Franklin Martins', teria dito o general da ativa aos jornalistas, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao ministro de Comunicação de Governo, que participaram da luta armada. "Não me venham falar em processo para militar pois a maioria nem está mais nos quartéis de hoje", completou a reportagem.

– Tanto tudo isso não passa de uma matéria encomendada por setores da direita conservadora, sem qualquer respaldo na realidade das Forças Armadas, que ninguém se mobilizou em favor das declarações atribuídas a um "general da ativa", que não se identifica perante a opinião pública e deseja colocar os militantes da esquerda brasileira no mesmo banco dos réus em que se encontram torturadores contumazes – afirmou o funcionário federal.

Más notícias para JOSÉ ALAGÃO

Jornalistas do Financial Times prevêem Dilma eleita em 2010

FT - de Londres


Dilma, segundo o FT, fará um governo forte

O diário britânico Financial Times, em um painel de jornalistas escolhido para fazer previsões sobre 2010, vê o Brasil como favorito para vencer a Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, favorita nas eleições presidenciais brasileiras. Diante da pergunta: "Como será a vida após Lula?", o correspondente do diário no Brasil, Jonathan Wheatley, observa que, apesar do perfil parecido dos dois principais candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, de tecnocratas com pouco carisma, a escolha terá um grande impacto sobre o futuro do país.

– Muitos acreditam que o país está num caminho seguro para se tornar a quinta economia do mundo até 2020. Mas o Brasil ainda precisa de reformas voltadas para o mercado nos setores tributário, de pensões e na educação. A escolha do próximo presidente importa bastante – diz Weathley.

Para o correspondente, Serra e Dilma são diferentes:

"Serra acredita em um governo eficiente. Rousseff, aparentemente, acredita em um governo forte. Minha previsão é de que Rousseff vencerá - e de que o ciclo de crescimento do Brasil vai perder gás em três ou quatro anos", agoura o jornalista, no texto da matéria.

Campeão mundial

Em outro item, o diário questiona: "Quem ganhará a Copa do Mundo de futebol na África do Sul?". O colunista de esportes do jornal Simon Kuper diz que "há um padrão no resultado das Copas do Mundo, razão pela qual o mais provável ganhador da próxima será o Brasil".

"Quando a Copa do Mundo não é na Europa, o Brasil normalmente ganha", observa o colunista, no texto. Apesar disso, ele aponta ainda a Espanha como "a segunda superpotência" atual do futebol, ao lado do Brasil.

"A vitória da Espanha na Euro 2008 não foi acidente", afirma Kuper.

Entre as demais previsões do diário para 2010 estão a de que será o ano mais quente da história, que os mercados de ações continuarão boas opções de investimentos no ano que vem, ainda que com ganhos menores do que neste ano, e que os Republicanos recuperarão terreno na política americana com as eleições para o Congresso.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Irmã de Aécio Neves, Andréa Neves, irá coordenar campanha de Dilma em Minas

Assessor de Lula confidencia: Atitude de Aécio abrirá caminho para que sua irmã aceite convite para coordenar campanha de Dilma Rousseff



Realmente em política nada é previsível.

Ao contrário, o imprevisível é o que normalmente acontece. Principalmente em Minas Gerais.

Não por outro motivo que bem antes da data marcada (Janeiro de 2010), Aécio convocou a imprensa ao Palácio da Liberdade nessa quinta-feira (17), para comunicar que não mais concorreria a Presidência da República.

Tal fato surpreendeu até mesmo seus aliados. Porém, surpresa maior estará por vir.

Há aproximadamente uma semana em um almoço em Brasília, onde participou o diretor do Novojornal e um dos mais próximos assessores de Lula, após o diretor comprometer que só divulgaria o fato após ele ocorrer, o assessor confidenciou:
“O Serra abusou. Aécio deverá desistir de ser candidato à presidência e sua irmã comandará a campanha de Dilma em Minas”.

Evidente que tal confidência causou espanto, porém os fatos ocorridos nos últimos dias estão provando o contrário.

Nos bastidores por quase uma década, Andréa Neves entrará em cena.

Sabidamente ela é o braço direito de seu irmão. Embora “oficialmente” comande apenas a área assistencial do Governo de Minas através do Servas.

Sua entrada modificará os rumos da sucessão estadual e federal em Minas Gerais.

Na Assembléia Legislativa Mineira este fato cairá como uma bomba assim como na Câmara Federal.

Poucos sabem que Andréa tem sua origem política no PT carioca, onde foi uma das fundadoras do partido antes da eleição de seu avô Tancredo para o governo de Minas Gerais.

Segundo este mesmo assessor esta movimentação viabilizaria a eleição do Ministro Patrus Ananias e Aécio para o senado. Além da candidatura de Fernando Pimentel para governo de Minas, tendo como vice Anastasia. Hélio Costa seria o vice de Dilma.

É claro que diante deste novo quadro os diversos candidatos à vice de Anastasia terão que rever suas pretensões.

Segundo este mesmo assessor: “Esta composição praticamente atenderá a todos os seguimentos da política mineira. Viabilizando desta forma a candidatura de Dilma à presidência em Minas Gerais”.

Ao finalizar, o assessor de Lula antecipou-se até mesmo ao pronunciamento de José Alencar ao dizer: “O único complicador seria a pretensão do vice-presidente em candidatar-se ao senado, porém ele estaria disposto a não concorrer em nome da unidade política mineira”.

Andréa, procurada por Novojornal, negou tal possibilidade.

Agora é esperar para ver.

Os sapatos de William Bonner

Sidnei Liberal *

 William Bonner, do Jornal Nacional, costuma dizer que todas as noites sua equipe tenta colocar um elefante dentro de uma caixa de sapatos. Sempre conseguem. Trata-se da configuração do jornal de maior audiência na TV brasileira. Significa que grande quantidade das notícias produzidas é jogada na lata do lixo e outras tantas somente são divulgadas após lapidar edição que envolve a escolha de enquadramentos, incidências e aparas. 

Por ficarem de fora, não serão discutidas pelo público: o “lixo”, outros enquadramentos, outras incidências, outras maneiras de ver e de apresentar os temas.

É o que se denomina agendamento (agenda setting), teoria bastante conhecida em todo o mundo por qualquer estudante de comunicação, desde os anos 70, que revela como os meios de comunicação determinam a pauta (agenda) para a opinião pública. Ou seja, resolvem o que e de que forma – de que ângulo, de que ponto de vista, sob que aspecto ou profundidade – nós, indefesos leitores/ouvintes, devemos discutir a história de cada dia. Pois, para muitos, o que não deu no Jornal Nacional, a caixa de sapatos de Bonner, não aconteceu.

Tem-se no agendamento o instrumento de impor ao leitor/ouvinte uma carga de opiniões político-ideológicas ou culturais que interessam às instâncias de poder vinculadas aos donos do veículo de comunicação. Dito de outra forma, a linha ideológica nasce de modo “espontâneo”, das necessidades dos profissionais da comunicação de manter uma relação de boa convivência e conforto em seus postos de trabalho. Ou seja, a linha ideológica da notícia nasce não só do perfil intelectual e cultural do jornalista, de suas relações e afinidades ou do seu compromisso social, mas também e sobretudo do tipo de (in)dependência profissional com seu veículo empregador.

De qualquer forma, para a unanimidade dos estudiosos não há isenção na produção de qualquer matéria jornalística, mesmo a que não é rotulada como opinativa. E assim, o ouvinte/leitor recebe o “benefício” do agenda setting para não precisar pensar. Já na década de 20, dizia o Estadão: “Um verdadeiro jornal constitui para o público uma verdadeira bênção. Dispensa-o de formar opiniões e formular ideias. Dá-lhes já feitas e polidas, todos os dias, sem disfarces e sem enfeites, lisas, claras e puras” (Editorial do O Estado de São Paulo, de 14/01/1928).

Pode-se inferir então que um mergulho no “lixo” e nas aparas, e um exame por ângulos e critérios ideológicos diversos no noticiário jornalístico, certamente produziriam caixas de sapatos diferentes da de Bonner. Um mergulho e um exame que serão facultados a qualquer ouvinte/leitor quando o veículo de comunicação lhe oferecer os diversos ângulos e a totalidade dos fatos, para que exerça criticamente sua análise e sua escolha. Será, enfim, a oportunidade de poder formar sua opinião, sua versão dos fatos.

Para que isso aconteça, a sociedade precisa se dar conta de que existe um direito que a Constituição lhe garante: o Direito à Informação. Informação em sua integralidade, que permita acesso a uma leitura crítica, personalizada, liberta das amarras opinativas unidirecionais viciadas. Democraticamente aberta a múltiplas interpretações e juízos. Múltiplas caixas de sapatos...

Um novo olhar

Uma amostragem do que “não aconteceu” (o lixo e as aparas do Bonner) pode ser vista no noticiário dos últimos dias:

Na última quinta-feira (24/12), o prestigiado jornal francês Le Monde escolheu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "o homem do ano de 2009. Por seu sucesso à frente de um país tão complexo como o Brasil, por sua preocupação com o desenvolvimento econômico, com a luta contra as desigualdades e com a defesa do meio-ambiente”.

Poucos dias antes, Lula foi escolhido pelo jornal espanhol El País a primeira das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009. Com direto a foto de capa inteira e perfil assinado pelo próprio primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero. "Homem que assombra o mundo", "completo e tenaz", “por quem sinto uma profunda admiração", escreveu o premiê espanhol.

Neste dia 29 de dezembro, o jornal britânico Financial Times escolheu o presidente brasileiro como uma das 50 personalidades que moldaram a última década, porque “é o líder mais popular da história do Brasil”. “Charme e habilidade política... baixa inflação... programas eficientes de transferência de rendas...", diz o jornal.

Há nestas notícias da imprensa internacional o reflexo de um novo dia, de um novo tempo de novos sonhos. Um novo olhar do mundo sobre o Brasil. No entanto, para o leitor/ouvinte dos nossos jornalões, simplesmente nada disso aconteceu.

 

* Médico, membro da Direção do PCdoB – DF

 

 

Míriam Leitão ficou "atônita"

Quem assistiu,  hoje cedo, 30/12, ao Bom(?) Dia Brasil – Rede Globo – viu uma Mirim Leitão ruborizada por ter que se explicar, diante de sua “clientela”, a “furada” de sua previsões sobre a economia de 2009, ano da tal crise mundial e marolinha no Brasil. Mas nem por isso a urubóloga se deu por vencida: mirou suas baterias sobre o “gasto da máquina pública do governo Lula, como sempre.

Juros bancários são os mais baixos desde junho de 1994

A taxa média de juros cobrados nos empréstimos bancários caiu para 34,9% ao ano, no mês de novembro, com redução de 0,7 ponto percentual na comparação com o custo do dinheiro em outubro. Essa é a taxa média mais baixa desde junho de 1994, quando o Banco Central (BC) iniciou a série histórica de acompanhamento dos juros do sistema financeiro nacional (SFN).

A notícia foi anunciada pelo chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, que concedeu entrevista coletiva, nesta terça-feira (29), para divulgar nota de política monetária e operações de crédito referente a novembro.

Ele se mostrou confiante de que os juros continuarão em trajetória de redução no ano que vem, por causa principalmente da gradativa queda do spread bancário (diferença entre os juros que o banco paga na captação de dinheiro do cliente e os juros cobrados na concessão de empréstimos).

Altamir Lopes disse que o cenário atual é de “mais facilidade de acesso ao crédito”, que, segundo ele, retornou à normalidade anterior à crise financeira internacional. Mencionou também a queda do spread bancário, de 26% para 25,1% na comparação com outubro, além da “acomodação” da inadimplência, que caiu 0,1 ponto percentual no mês passado, com taxas de 3,9% nas operações com pessoa jurídica e de 8,1% com pessoa física.

Menos juros em 2010

Segundo Lopes, “o que se espera para 2010 é um quadro de redução gradativa da taxa de juros, por força de reduções do spread e da inadimplência”, apesar de algumas modalidades de operações financeiras insistirem na cobrança de juros altos, até mesmo com elevações de suas taxas, na contramão da movimentação financeira como um todo.

É o caso das operações com cheque especial, cujos juros aumentaram de 160% ao ano, em outubro, para 163,3% ao ano, no mês passado; ou do financiamento do comércio varejista, que elevou os juros de 50% para 51,8% na mesma base de comparação, quando se aproximava o final do ano, tradicional época de aumento de consumo. Os juros para pessoa física foram compensados pela queda no crédito pessoal, de 45,7% para 43,6%, e na aquisição de veículos, de 25,6% para 25,3%.

Nas operações com pessoas jurídicas, houve reduções nos juros cobrados nos descontos de duplicatas (de 40,9% para 37,5%) e de promissórias (de 53,4% para 47,7%), bem como no capital de giro (de 31,1% para 29,1%). Em contrapartida, aumentaram nas modalidades de empréstimo para aquisição de bens (de 15,4% para 16,4%) e nas operações de conta garantida (de 78,9% para 82,1%).

Agência Brasil

Ministro do Planejamento informa que em 2010 pretende realizar concursos públicos para contratar mais de 15 mil pessoas

 

O ministro Paulo Bernardo também disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já orientou a equipe econômica a manter a meta de superávit primário em 2010

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, informou que o governo pretende realizar concursos públicos para a contratação de mais de 15 mil pessoas. O ministro garantiu ainda que o peso dos salários na conta do governo continuará menor em relação ao volume de recursos destinados a investimentos.

“Nos últimos 15 anos tivemos uma redução gradativa do peso da folha de pagamento nas contas do governo. De fato, vamos contratar mais gente, mas o gasto não será maior do que o gasto na área de investimentos”, disse Paulo Bernardo.

A declaração foi feita durante o programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação, realizado na manhã de hoje, 29 de dezembro. O ministro também disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já orientou a equipe econômica a manter a meta de superávit primário em 2010, mesmo com a perspectiva de aumento de receita devido à retomada do crescimento da economia.

“O orçamento em 2009 foi muito apertado, tivemos uma queda na receita prevista e o governo fez a opção de não cortar os programas sociais, não fizemos cortes nem nos novos projetos. Para 2010, temos uma expectativa de receita melhor. Os programas serão mantidos, mas o presidente Lula já nos orientou a manter essa meta de superávit de forma adequada a não prejudicar as contas. Teremos uma crescimento que deve passar de 5%”, disse Paulo Bernardo.

O ministro afirmou que o governo vai dar prioridade para investimentos na área de ciência e tecnologia, sem contingenciar recursos previstos no orçamento de 2010 para essa área. O objetivo será oferecer maior acesso a computadores e acesso à internet banda larga, a escolas públicas, por meio de um programa que deverá ser lançado no início de 2010.

 

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Kassab, Serra e Arruda "lideram" Corrida de São Pilantra

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), com seu aumento astronômico no IPTU, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), além de José Arruda (DEM), governante do Distrito Federal, estão disputando voto a voto a liderança da 12a Corrida de São Pilantra 2009, santo padroeiro das elites do Brasil.

A “corrida”, promovida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região desde 1998, foi realizada nesta terça-feira (29) nas ruas do Centro Velho de São Paulo e faz contraponto irônico à famosa Corrida de São Silvestre. A paródia da São Silvestre destaca todos que abusaram do poder este ano para prejudicar os bancários e a população.

“Os bancários estão participando com vontade, dando seu voto de protesto contra aqueles que consideram ter atrapalhado a vida da categoria e dos cidadãos em 2009”, conta a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira.

Além de Serra, Kassab e Arruda, estão no páreo da São Pilantra 2009 o presidente da Febraban, Fabio Barbosa, da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda, do HSBC, Conrado Engel, os senadores José Sarney (PMDB) e Fernando Collor (PTB).

Com informações do Sindicato dos Bancários

CVM multa ex-presidente da Brasil Telecom ligada a Daniel Dantas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) multou em R$300 mil a ex-presidente da Brasil Telecom, Carla Cico, em inquérito que apurou a contratação pela companhia de serviços publicitários prestados por duas agências do publicitário Marcos Valério, acusado pelo Ministério Público de ser operador de um esquema de repasse de dinheiro para políticos entre 2003 e 2004.

Nome ligado ao banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, Cico foi indiciada pela Polícia Federal em inquérito originado da Operação Satiagraha, que apura crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e crime de formação de quadrilha e organização criminosa.

Além da executiva italiana, a autarquia também multou em R$100 mil o diretor financeiro da BrT, Paulo Pedrão Rio Branco.

Para a CVM, os executivos faltaram com dever de diligência e cuidado ao ignorar as regras de controle interno na hora de contratar e autorizar o pagamento às agências SMP&B e DNA, de Marcos valério.

Carla Cico ocupou a presidência da BrT entre 2001 e 2005, quando o comando da operadora deixou as mãos do grupo Opportunity, após uma longa disputa com fundos de pensão liderados pela Previ. Naquela época, representantes das fundações assumiram o controle e indicaram Ricardo Knoepfelmacher para a vaga da executiva.

Entre heróis e vilões, FHC nem foi lembrado

Jornal britânico coloca Lula entre os líderes mundiais mais influentes da década

O jornal britânico Financial Times elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das 50 personalidades que moldaram a década e disse que o brasileiro é o líder mais popular da história do país.

"Charme e habilidade política contribuem para sua popularidade, assim como a baixa inflação e programas de transferência de renda baratos, mas eficientes. Muitos, inclusive o FMI, esperam que o Brasil se torne a quinta maior economia do mundo até 2020, trazendo uma mudança duradoura na ordem mundial", diz o jornal.

Além de Lula, também foram citados o presidente do Irã, Mahmoud Ahamadinejad; o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; a chanceler alemã, Angela Merkel; o ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente da China, Hu Jintao.

A lista também inclui personalidades das áreas de negócios, economia e cultura, como os empresários Jeff Bezos, da loja virtual Amazon; Meg Whitman, do eBay; Larry Page e Sergey Brin, do Google; Jack Dorsey, Biz Stone e Evan Williams, do Twitter; Mark Zuckerberg, do Facebook; e Steve Jobs, da Apple.

Já os vilões da década, segundo o Financial Times, foram, entre outros, o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o ex-presidente americano George W. Bush.

 

Barbeiragem do "administrador" José "Alagão" Serra

Falta de travamento adequado foi uma das causas da queda de vigas do Rodoanel, diz IPT

 

 

 

São Paulo - O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluiu que a causa da queda de três vigas do viaduto em obras do Rodoanel foi a falta de travamento adequado e a “insuficiência de atrito nas interfaces das vigas com as bases de apoio”.

O documento, divulgado ontem (28) pela Secretaria de Transportes de São Paulo, aponta ainda que o desabamento ocorreu pela “falta de horizontalidade das superfícies das bases de apoio”, que não suportou a uma “força horizontal”.

A queda das três vigas ocorreu o dia 13 de novembro na Rodovia Régis Bittencourt, na altura do quilômetro 279, na pista sentido São Paulo. Elas atingiram três veículos, causando ferimentos em várias pessoas.

A secretaria informou também que "será feita a devida apuração das responsabilidades contratuais e funcionais pela prática do acidente, além da responsabilidade penal que é objeto de inquérito policial".

O texto afirma também que a Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa) apurará as responsabilidades contratuais e funcionais, que também serão acompanhadas pela Corregedoria Geral de Administração.

A nota diz ainda que as obras só serão retomadas após o dia 4 de janeiro por recomendações da Polícia Rodoviária Federal e que o IPT acompanhará as provas de carga de todas as obras do Rodoanel.

 

 

 

 

O Presidente de fato do Brasil , Gilmar Mendes!

Gilmar Mendes suspende demarcação de parte de terra indígena em Mato Grosso do Sul

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

 

 

 

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, suspendeu os efeitos de um decreto presidencial que homologou a demarcação da Terra Indígena Arroio-Korá, que fica no municípios de Paranhos, em Mato Grosso do Sul. O decreto de homologação assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicado no Diário Oficial da União do último dia 22.

A liminar foi concedida por Gilmar Mendes em resposta a mandado de segurança impetrado pelos proprietários da Fazenda Iporã, até a decisão final sobre o assunto. A terra indígena tem 7.175 hectares, dos quais 184 hectares são ocupados pela fazenda. A decisão alcança apenas a área da propriedade rural.

No mandado de segurança os proprietários afirmam que compraram o imóvel há décadas e, desde então, utilizam a fazenda de forma produtiva, com atividade agropastoril para seu sustento. Alegam ainda que o assunto ainda está em análise na Justiça já que uma ação tramita na Justiça Federal em Ponta Porã (MS).

Os donos argumentam ainda que, se existiu alguma aldeia indígena na área em que está localizada a propriedade, trata-se de aldeamento extinto e que o estudo antropológico realizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) é falho.

Na justificativa apresentada por Gilmar Mendes para sua decisão, ele afirma que no pedido dos proprietários estão presentes os pressupostos para a concessão da medida cautelar. Segundo ele, “são plausíveis os argumentos quanto à violação ao devido processo legal, à ampla defesa e ao contraditório”.

Outro argumento apresentado pelo presidente do Supremo é que os documentos atestam que o registro do imóvel é de 1924, data anterior a 5 de outubro de 1988, marco fixado pelo STF no caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) para o reconhecimento, aos índios, dos direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Mendes registra ainda que a notícia de publicação do decreto homologatório gerou a movimentação de líderes indígenas para realizarem, nos próximos dias, atos de ocupação das terras demarcadas. “Esses motivos são suficientes para o acolhimento do pedido de medida liminar”, avaliou o ministro.

 

Os cães ladram e a caravana...

Índice que reajusta aluguéis tem este ano primeira deflação da história

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

 

 

 

São Paulo - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e que serve de base para os reajustes de contratos de aluguel, teve deflação de 0,26% em dezembro. No mês passado, a taxa havia sido de 0,10%. Segundo o levantamento divulgado hoje (29) pela FGV, no acumulado do ano o índice apresenta queda de 1,72%. Essa é a primeira deflação anual desde o início da série histórica, em 1989.

O resultado de dezembro foi influenciado pela queda no Índice de Preços por Atacado (IPA), uma das três variáveis que compõem o IGP-M. O IPA ficou em -0,50%, influenciado principalmente pelos bens finais (-0,73%). A maior contribuição partiu dos alimentos in natura com variação de -6,15%, ante 4,50%.

Os bens intermediários apresentaram deflação de 0,22%, ante -0,18%. A taxa relativa a matérias-primas brutas caiu de 0,05% para -0,66%. As principais reduções nesse grupo foram verificadas no milho em grão, cujo índice passou de 5,22% para -3,38%; na cana-de-açúcar (de 4,36% para 0,71%); e nos suínos (de 4,61% para -3,48%).

No período, houve alta dos preços de café em grão (de -2,63% para 3,69%), das aves (de -0,91% para 2,00%) e do leite in natura (de -6,78% para -5,26%).

Outro componente do IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,20%, ante 0,14%, em novembro. Dos sete grupos de despesas, cinco tiveram acréscimos, com destaque para alimentação, cuja taxa passou de -0,11% para 0,05%. As frutas, que tinham caído 1,53%, tiveram variação de 3,92%. Os laticínios continuaram a apresentar deflação, porém, em ritmo que indica recuperação de preços (de -3,47% para -2,23%).

Em despesas diversas, a taxa subiu de -0,23% para 0,20%; em vestuário, de 0,63% para 0,95%; em educação, leitura e recreação, de 0,27% para 0,32%; e em saúde e cuidados pessoais, de 0,12% para 0,13%. No sentido oposto, houve decréscimo em transportes (de 0,38% para 0,22%), influenciado pelo álcool combustível, que apresentou taxa de 1,67%, ante 6,09%, e em habitação, cujo índice passou de 0,24% para 0,21%. Neste caso, o percentual foi inferior por causa da tarifa de telefone móvel ou celular, que apresentou variação de 0,05%, ante 1,33%.

Último componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,20%, um pouco acima da registrada em novembro (0,18%). Essa elevação foi puxada pelos materiais e equipamentos, com variação de 0,21%, ante 0,08%. No grupo serviços, a taxa passou de 0,44% para 0,33% e em mão de obra, de 0,21% para 0,16%.

Edição: Juliana Andrade

 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Não sei se alguém viu...

Diogo Mainardi (quem?) lança MARINA como vice DE JOSÉ ALAGÃO. (Agora vai...)


A chapa cabocla

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 | 22:33

“Uma chapa formada por José Serra e Marina Silva embaralharia a campanha de 2010, pegando o PT no contrapé e enterrando de vez a desastrada candidatura de Dilma Rousseff”

Os dois juntos, na mesma chapa. Quem? José Serra e Marina Silva. Isso mesmo: José Serra, presidente, e Marina Silva, vice-presidente.

A ideia ainda é embrionária. Só é debatida no interior de um grupelho do PSDB. Mas ganhou impulso na semana passada, depois que Aécio Neves renunciou à candidatura presidencial e assoprou para a imprensa petista que rejeita terminantemente uma vaga de vice-presidente na chapa de José Serra - a chamada chapa puro-sangue. Apesar de todos os apelos do PSDB, Aécio Neves repetiu aos seus interlocutores que pretende candidatar-se ao Senado e dedicar-se integralmente à campanha para eleger seu sucessor em Minas Gerais, Antonio Anastasia.

O RIO TIETÊ FICOU QUASE TRÊS ANOS SEM SER DESASSOREADO


A atitude da assessoria de imprensa, o fato de que enchentes que não deveriam ter acontecido aconteceram e as chuvas moderadas (nas duas inundações deste ano São Pedro está completamente isento) são fortes indícios de que o governo do Estado do São Paulo pode não ter removido os 380 mil ou 400 mil metros cúbicos de resíduos do Tietê em 2006, 2007 e 2008 (de janeiro a outubro).

Outro indício foi dado pelo engenheiro João Sérgio, responsável pela barragem da Penha, em entrevista à repórter Fabiana Uchinaka, do UOL, quando questionado sobre o fato de que o nível das águas no Jardim Pantanal, à montante da barragem, permanecia alto dias depois das chuvas terem cessado.

Disse o engenheiro:

"Também acho estranho o nível da água não baixar aqui e não sei por que está indo para os bairros, mas não precisa ser especialista para ver que está assoreado [o rio]".

Em português claro: o rio Tietê pode ter ficado quase três anos sem ser desassoreado.

“Como, nem os 400 mil anuais foram retirados em 2006, 2007 e 2008?!”, espantou-se o professor Júlio Cerqueira César. “Eu estive na inauguração da calha do Tietê, e o Geraldo Alckmin anunciou na frente de autoridades, engenheiros, técnicos um contrato para a manutenção da limpeza. Achei ótimo. Agora, faltar com verdade, não cumprir nem isso, já é demais!"

Na época, Geraldo Alckmin afirmou que, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), um consórcio seria o responsável pela manutenção da calha do rio. O Viomundo apurou que a PPP não vingou. O setor privado não demonstrou interesse. Foi somente no segundo semestre de 2008 que o governo do Estado de São Paulo resolveu licitar o desassoreamento de 400 mil metros cúbicos de sedimentos do Tietê.

“Isso significa que a limpeza do Tietê não foi feita no último ano do Alckmin e nos primeiros dois anos do Serra”, sente-se ludibriado o professor Júlio. “Uma desgraça para a cidade . A situação do Tietê está muito pior do que eu imaginava. Tudo o que se ganhou com o rebaixamento da calha foi perdido!”

Da barragem da Penha ao Cebolão, relembramos, são lançados anualmente no rio Tietê cerca de 1,2 milhão de metros cúbicos (1,2 milhão m³ ) de sedimentos. A partir daí o professor Julio fez as contas:

* 1,2 milhão m³ (em 2006) + 1,2 milhão m³ (2007) + 1 milhão m³ (em 2008, janeiro a final de outubro) = 3,4 milhões de metros cúbicos.

* Portanto, até outubro de 2008, já havia depositado na calha do leito do Tietê um passivo de 3,4 milhões de metros cúbicos.

* Do final de 2008 a dezembro de 2009, segundo a secretária Dilma Pena, removeram-se 380 mil metros cúbicos. Ou seja, permaneceram no Tietê 820 mil metros cúbicos.

* Pois bem, somando os 3,4 milhões de metros cúbicos (não tirados de 2006 a final de 2008) com os 820 mil metros cúbicos (não removidos de 2008 /2009), o rio Tietê está com, pelo menos, 4,2 milhões de metros cúbicos de terra e lixo.

Conclusão 1: Atualmente, estima-se, o Tietê tem ao redor 4,2 milhões de metros de sedimentos depositados no seu leito na capital. É como se quase metade dos 9 milhões de metros cúbicos retirados durante a obra da calha tivesse sido jogada, de novo, dentro do rio.

Conclusão 2: Os 4,2 milhões de metros cúbicos dão uma altura de sedimentos de 4,2 metros. Supera de longe, portanto, os 2,5 metros de aprofundamento da calha.

Conclusão 3: O nível do Tietê voltou ao que era antes das obras da calha; R$ 1,7 bilhão praticamente jogado no lixo.

“Mantido o ritmo de entrar mais sedimentos do que sai, o Tietê vai ‘acabar’ na capital e a cidade submergir”, alerta o professor Júlio Cerqueira César. “É um descalabro.”

“O governo estadual não ter feito nada em quase três anos é muito sério. Toda a capacidade de vazão ganha com a ampliação da calha é perdida”, adverte o geólogo e consultor de geotecnia e meio ambiente Álvaro Rodrigues dos Santos, que já foi responsável pela Divisão de Geologia e diretor de Gestão e Planejamento do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo). “O Tietê transbordou em setembro e dezembro por estar totalmente assoreado. A vazão máxima dele nessas ocasiões foi de cerca de 700 metros cúbicos/segundo. Se estivesse limpo, seria próxima de 1,100 metros cúbicos /segundo e não teria transbordado.”

“Na verdade, eles [governo estadual] valem-se do desconhecimento técnico da população e da imprensa”, põe o dedo na ferida o geólogo Álvaro dos Santos, e vai fundo. “Com o não desassoreamento, eles sabiam perfeitamente que São Paulo corria o iminente risco de enfrentar tragédias como as de 8 de setembro e 8 de dezembro. Infelizmente em janeiro, fevereiro e março, meses naturalmente mais chuvosos, estaremos, de novo, na alça de mira das inundações. Ameaçou chover? Fuja das marginais. E se você mora em áreas sujeitas a inundações, chame imediatamente os bombeiros!”

O professor Júlio Cerqueira César Neto assina embaixo.

Lula é personalidade do ano também no Uruguai


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela população uruguaia a segunda "personalidade" internacional mais importante de 2009, de acordo com pesquisa feita pela empresa de consultoria Interconsult. Nas últimas semanas, jornais europeus como Le Monde (França) e El País (Espanha) também destacaram Lula como personalidade internacional.

Lula foi escolhido por 15% dos uruguaios, atrás apenas do presidente norte-americano, Barack Obama, lembrado por 53% dos entrevistados.

Os mandatários da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, receberam 13% e 4% dos votos, respectivamente.

Depois deles, ainda foram mencionados por 3% dos entrevistados o técnico da seleção argentina de futebol, Diego Maradona, e o apresentador de televisão Marcelo Tinelli.

Em relação à "personalidade" do ano dentro no Uruguai, o mais votado foi o atual presidente do país, Tabaré Vázquez, com 40% das preferências.

O chefe de governo uruguaio foi seguido pelo seu sucessor, José Mujica, que assumirá a Presidência do país no dia 1º de março, e foi escolhido por 34%.

O vice-presidente eleito, Danilo Astori, ficou com 12% das preferências, enquanto os candidatos presidenciais derrotados por Mujica nas eleições deste ano, Luis Lacalle e Pedro Bordaberry, receberam 11% cada.

Para o diretor da Interconsult, Juan Carlos Doyenart, os resultados do levantamento indicam que os uruguaios têm "uma forte tendência de associar personalidade com um dirigente político".

Segundo ele, desde que a empresa começou a realizar esse tipo de pesquisa, em 1998, a grande personalidade eleita pela maioria dos uruguaios sempre foi o chefe de Estado do país.

Fonte: Ansa

Uma SUPER DICA DO FERNANDO, leitor do BLOG

A Oi bloqueou (não sei o motivo) o acesso dos usuários do Blogspot, retirando estes endereços do seu DNS, uma espécie de banco de dados que transformam os endereços web em números de IP. Assim quando você digitar um endereço, é enviado um comando para o operador que busca em seu DNS os IPs do servidor onde estão os arquivos deste endereço aí.

Retire o bloqueio agora, seguindo esses passos:



- Vá ao painel de controle;

- Clique em Conexões de Rede;

- Clique com o botão direito sobre sua rede (LAN);

- Escolha propriedades;

- Clique em Protocolo de Internet (TCP/IP);

- Clique em propriedades;



Na janela que vai abrir busque a opção: Use os seguintes endereços de servidor DNS



No primeiro campo digite: 208.67.222.222

No segundo campo digite: 208.67.220.220



Clique em OK, reinicie seu computador e pode acessar o seu blog.Ou ligue para " Oi (103 14

BLOGGER BLOQUEOU ACESSO DO BRASIL

Para quem conseguiu chegar até aqui, da próxima vez use o SERVIDOR PROXY abaixo

http://www.blogger.com/

para acessar os blogues hospedados no BLOGGER.


O Google bloqueou os IPS BRASILEIROS. Com o servidor proxy acima, conseguimos disfarçar o IP e assim o Google não reconhece o IP bloqueado.

Problemas a acessar ao Blogger

Manuel Sousa
Funcionário do Google
25/12/09
Olá a todos,

Sabemos que muitos dos utilizadores do Blogger, em alguns estados no Brasil, estão com problemas a aceder tanto a blogs de domínio blogspot.com como à própria página do Bloger - http://www.blogger.com

Temos estado a investigar esta situação e parece estar relacionada com o provedor de internet Velox, e não com um problema técnico da Google ou do Blogger em si.

Assim, peço-vos que contactem o apoio de clientes da Velox por forma a dar-lhes a conhecer este problema, e a achar uma consequente resolução.

Esperamos que este assunto fique resolvido em breve.

Por favor postem as vossas respostas após terem contactado a Velox.

Agradeço a vossa compreensão,

Boas Festas!
Manuel

Todas as respostas

Matheus Bueno
Nível 1
25/12/09
Sr. Manuel, o Google é que é dona do problema, pois eu também, que uso internet via rádio, da Brasil Telecom, e banda larga, da GVT, não tenho acesso nenhum ao Blogger.com, mas a outros serviços do Google sim, então isso é um problema do Blogger! Não venha com essas desculpas de que a culpa é nossa, eu nesse momento, iria vender o meu blog, mas perdi o comprador, porque? PORQUE ESSE BLOGGER NÃO FUNCIONA!

Portanto, Senhor Manuel, nos dê uma solução, porque não adianta doar vinte milhões sendo que 180 milhões não estão com eficiencia ao usar o Google Blogger!

Matheus Bueno,
Equipe FenixBrasil


Choppers Fallen
Nível 1
25/12/09
Senhor Manuel Sousa,

Tudo no Brasil é assim: não funciona e pronto!
As pessoas são tratadas como se não existissem...

Choppers Fallen


MarcosZ
Nível 1
25/12/09
Não consgio acessar meu painel desde manhã, resultado: Prejuízo, até mesmo minhas visitas cairam 40% somente nessas horas intermináveis, concordo com o amigo Matheus Bueno, creio que o problema seja no Blogger e não nas concessionaris de telefonia.


Yokohama
Nível 1
25/12/09
Não acho que seja o Oi Velox (mas não tenho certeza), porque encontrei pessoas no twitter que usam BR Turbo e estão com problemas de acesso.
Que tipo de erro poderia ocorrer na Velox para causar esse tipo de problema? Se for na Velox mesmo, estamos perdidos, porque os atendentes de lá mal sabem o que quer dizer "servidor". Fora que eles às vezes ficam jogando o problema pra gente, dizendo que é o computador ¬¬
Confesso que estou ficando triste já com o problema...

LouroKitbash
Nível 1
25/12/09
Uso Velox e estou conseguindo acessar o blogger, porém usando outro proxy. Acredito que se fosse problema da Velox, nem usando outro proxy eu conseguiria acessar o blog. (ou estou enganado?)

MISTÉRIO

Obama abandona partida e vai para casa às pressas


KAILUA, HAVAÍ - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abandonou rapidamente uma partida de golfe no final desta tarde e foi às pressas à casa onde sua família está hospedada em férias no Havaí. Os assessores da Casa Branca descreveram como um "assunto pessoal". Uma ambulância foi vista indo em direção à casa onde está a família do presidente.



Segundo assessores da Casa Branca, a brusca partida de Obama não é um assunto de segurança nacional ou uma ameaça a Obama.



Jornalistas viram uma ambulância passar em alta velocidade em direção à casa da família Obama.


Atualizado às 23:00

KAILUA, EUA — O presidente americano, Barack Obama, interrompeu subitamente uma partida de golfe nesta segunda-feira e retornou para a casa onde passa as férias no Havaí, seguido por uma ambulância, para socorrer um amigo que se machucou sem gravidade.

Os temores de que algo tivesse ocorrido com Michelle Obama ou com uma das filhas do casal - Malia e Sasha - se dissiparam quando um funcionário revelou que tudo estava bem, e que o problema era com um amigo do presidente, que havia sofrido um ferimento leve.

"A família do presidente está bem", disse o porta-voz da Casa Branca Bill Burton, sem informar a identidade do amigo que se machucou.

Após o socorro, Obama voltou ao campo de golfe para terminar a partida.

AFP

domingo, 27 de dezembro de 2009

Voltei!

Ainda um pouco tonto, pelo cansaço dos 600 quilômetros rodados na volta da viagem de férias ( e que viagem, que férias...), resolvi "ligar" os motores do blog... que pena! Está fora do ar... andei pesquisando os outros hospedados no blogger... a mesma coisa! Vamos aguardar, não é a primeira vez!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

DEM na Bahia

Encomendou pesquisa sobre eleição Presidencial. Dilma na cabeça. Sete pontos na frente.

-Panorama Político - O Globo - 18\12.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ferias

Aos Amigos do blogue,

Estou de férias no litoral,por isso à descontinuidade das postagens. Não foi possível nem mesmo a postagem mais cedo, desse aviso, feito pelo Smartfone. só agora Consegui um sinal no Balneário. Assim que me estabelecer com a família,distribuindo cada qual em seus lugares, volto para o blogue. Espero que vocês compreendam. Um grande abraço.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Antes a coisa tava PRETA; Agora tá ROXO!

No Carnaval deste ano, Roxo levou os deputados Rodrigo Maia e ACM Neto para passear na Itália.




Já era esperado, pelo comportamento dos DEMOS, que Arruda não seguraria esse panetone sozinho. A encenação, por atores de quinta, da indignação dos DEMOS, revelava um script mal ensaiado. Aquela estória que "uma vez desfiliado" do DEMOCRATAS, Arruda não seria mais problema do partido, é conversa pra DEMO DORMIR. Se bem que pela cara de RODRIGO, envolvido até o pescoço, dormir é algo que os DEMOS não tem feito há muito tempo, desde que esse panetone mal-passado saiu do forno da corrupção DEMOCRATA.

Alguns democratas entraram em pânico e, já nos primeiros momentos da crise, cederam aos desejos do governador. Arruda queria tempo. O partido deu dez dias para ele apresentar sua defesa. Era o prazo necessário para o governador obter uma decisão favorável no Tribunal Superior Eleitoral que lhe garantisse a permanência no DEM – sem que isso acarretasse prejuízo político para a direção da sigla. Arruda garantia, sabe-se lá com quais argumentos, que o advogado Marcelo Ribeiro, ministro do TSE, iria mantê-lo no partido. O governador impetrou um mandado de segurança, mas a estratégia deu errado: apesar de cair nas mãos do ministro Ribeiro, este declarou-se impedido. O caso foi, então, parar na mesa da ministra Cármen Lúcia, que indeferiu o pedido do governador. Sem saída, Arruda deixou o DEM. Por uma questão de prazo eleitoral, ele não pode mais se filiar a outro partido – e, portanto, está impossibilitado de concorrer a qualquer cargo no pleito do ano que vem.

Arruda revela QUE a propina arrecadada no governo de Brasília também estufa os bolsos de decanos do partido.

Arruda chutou o balde e deu com a lingua nos dentes:

Os senadores do DEM , sobretudo, o deputado Rodrigo Maia, o presidente da legenda aparece em outros vídeos e há provas de corrupção contra todos.

Passeio na Itália

A cor da enrascada do DEM e Arruda atende pelo nome de Paulo Roxo, lobista apontado como "achacador" de fornecedores do governo do DF. No Carnaval deste ano, Roxo levou os deputados Rodrigo Maia e ACM Neto para passear na Itália. Tomaram bons vinhos e visitaram a pista da Ferrari, em Maranello.


DISNEYLÂNDIA: O próximo passo



Antes de o escândalo vir a público, Roxo, Arruda e Maia planejavam divertir-se com a família na Disney, em janeiro.






José Roberto Arruda, o governador do Distrito Federal que foi pilhado recebendo uma bolada indecente, mantem-se no cargo ameaçando inimigos e até aliados. E pior: DEU CERTO"


F. Gualberto/Ag. BrasiliaW

MANCO


Arruda perdeu as muletas


do DEM, mas segue no cargo


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, do DEM, resolveu algemar-se ao cargo. Acossado pelas irretorquíveis evidências de que comanda um propinoduto no governo de Brasília, Arruda recusa-se a renunciar – e vai seguindo coxo no posto, à base de chantagem e de pancada. Viu-se a tática da brutalidade na quarta-feira da semana passada, quando a polícia de Brasília espancou manifestantes que ocupavam as ruas da capital para exigir a saída dele – na maioria, aliás, integrantes do PT e adjacências que não fizeram o mesmo no caso do mensalão de Delúbio Soares. A chantagem, por sua vez, corre em silêncio. Ela começou quando os dirigentes do DEM, diante dos estragos provocados pelas imagens do governador e assessores recebendo maços de dinheiro, ordenaram que o colega deixasse o partido.



O governador disse que pretende dedicar-se agora a cumprir o que lhe resta de mandato. Mas talvez não haja chantagem suficiente para segurá-lo no posto. Ele enfrentará um processo de impeachment na Câmara de Brasília – e os imprevisíveis desdobramentos das in-vestigações, que poderão esbarrar na conexão nacional que Arruda tanto alardeia nos bastidores.


NO CAMINHO

A pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PT, uma radiografia da cabeça do eleitor, traz um dado que animou o PT a respeito da candidatura de Dilma Rousseff ao Planalto. Só 55% disseram no início de novembro saber que a ministra da Casa Civil tem o apoio de Lula para se candidatar ao Palácio do Planalto. Ou seja, há espaço para explorar o suporte que o presidente dará a essa candidatura nos próximos meses.

Há também o fato de Dilma Rousseff ser menos conhecida do que seus adversários. A ministra só é conhecida por 48% dos eleitores. José Serra (PSDB) já é um nome familiar para 73% dos brasileiros habilitados a votar.

Para ter acesso à pesquisa do Vox Populi na íntegra, clique aqui.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

É hoje que FHC beberá água do Tietê (depois de cortar os pulsos)

Lula é escolhido personagem do ano pelo "El País"


"Não me estranha que este homem impressione o mundo", conclui Zapatero em seu artigo.


Em Madri
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido personagem do ano pelo jornal espanhol "El País" e qualificado pelo líder do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, como "um homem cabal e tenaz", em um artigo publicado na quinta-feira no site do diário.

O perfil de Lula fará parte de um suplemento especial elegendo "Os 100 do Ano" entre homens e mulheres ibero-americanos que marcaram 2009. O artigo será publicado pelo "El País" no domingo, mas foi antecipado por sua versão digital.


O encarregado de traçar o perfil do presidente brasileiro foi Zapatero, que lembra que o conheceu em setembro de 2004, após a incorporação da Espanha à Aliança Contra a Fome, liderada pelo presidente brasileiro, em uma cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. "A ocasião não podia ter sido melhor", diz.

Após lembrar suas modestas origens, Zapatero destaca que pelas mãos de Lula, "seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para se transformar em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante".

O presidente do Governo espanhol considera que o Brasil "é um dos países emergentes que conta com uma democracia consolidada, e está chamado a desempenhar nas décadas seguintes uma crescente liderança política e econômica no mundo, como já vem fazendo na América Latina com notável acerto".

O artigo de Zapatero aponta que "Lula tem o imenso mérito de ter unido a sociedade brasileira em torno de uma reforma tanto ambiciosa quanto tranquila. Está sabendo, sobretudo, enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios da desigualdade, da pobreza e da violência, que tanto lastreou a história recente do país".

Acrescenta que "como consequência disso, sua liderança goza hoje no Brasil do respaldo e do apreço majoritários, mas mais importante ainda é a irreversível aceitação social de que todos os brasileiros têm direito à dignidade e à auto-estima, por meio do trabalho, da educação e da saúde".

Zapatero aponta que "superando adversidades de toda ordem, Lula percorreu com sucesso esse longo e difícil caminho que vai desde o interesse particular, em defesa dos direitos sindicais dos trabalhadores, ao interesse geral do país mais povoado e extenso do continente sul-americano".

No plano internacional, o presidente do Governo espanhol opina que nos sete anos da Presidência de Lula, o Brasil "ganhou a confiança dos mercados financeiros internacionais, que avaliam a solvência de sua gestão, a capacidade crescente de atrair investimentos diretos, como as efetuadas por várias companhias espanholas, e o rigor com que administrou as contas públicas".

Zapatero define Lula como um "homem honesto, íntegro, voluntarioso e admirável". Após lembrar que o Brasil ocupará em breve um lugar no Conselho de Segurança da ONU, que está a ponto de se transformar em uma potência energética e que em 2014 receberá a Copa do Mundo, Zapatero se refere à reunião de outubro, em Copenhague, quando o Rio de Janeiro foi eleito cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Lula chorava de felicidade, como uma criança grande, porque o Rio de Janeiro acabava de ser escolhida cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que o inundava não o impediu de ter o valor necessário para vir me consolar porque Madri não tinha sido escolhida", lembra.

O povo na merda e os gentlemen que o puseram lá

O Brasil tem elites educadíssimas. E perversas. Falavam francês e vestiam veludo no império. Hoje, são fluentes em inglês e têm se vestem com grifes. Mas, no século 19 ou no 21, conservam idêntico desprezo pelos pobres. Não lhes choca ver o povo na merda. Mas é chocante que se fale isso.

agua.criancas em corregoLembro-me de Darcy dizendo que ninguém via na rua cavalos, cabritos, galinhas e porcos abandonados. Mas crianças, sim. E do que ele disse, uma vez, no programa “Roda Viva”, cujo vídeo vou tentar achar para colocar aqui.

“Mas o Brizola está fazendo prédio de luxo para os Cieps”. Simplesmente eu me neguei a fazer prédio daquela palavra merda, pode dizer?Daquele prédio de merda, para gente de merda… Então, Copacabana tem escola bonita, Tijuca tem, Botafogo tem, para fazer para a baixada [Baixada Fluminense], por que tinha que fazer feio?”

Como o próprio Lula diz, amanhã o estarão criticando por dizer a palavra “merda”. Que o povo viva nela, não choca, não escandaliza, não revolta. E estão lá por causa de uma elite afetada, educada, palavrosa, mas que nunca se incomodou com exclusão, com a injustiça, com a desumanidade, com a marginalização de milhões de pessoas.

Não é estranho que isso aconteça. parte de nossa elite se escandaliza quando ouvem palavras que definem como éla é.

Bornhausen falou, Bornhausen avisou:

"Vamos ficar livres dessa RAÇA"

DEM abre processo para expulsar ex-presidente da Câmara Legislativa do DF

Priscilla Mazenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília
Título: ONI PRESENTE

O diretório regional do DEM, no Distrito Federal, abriu processo de expulsão do deputado distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa Leonardo Prudente. Ele aparece em imagens guardando nas meias um dinheiro recebido de um ex-secretário do governo.

Leonardo Prudente terá oito dias para apresentar sua defesa. O relator do processo no partido é Nilo Cerqueira, administrador regional do Sudoeste, cidade do Distrito Federal.

O partido alega que depois das denúncias e da desfiliação do governador José Roberto Arruda - acusado de articular esquema de propina e corrupção - a abertura de processo contra Prudente se tornou necessária.

"A decisão se assemelha à tomada na semana passada com o Arruda, pelo DEM nacional", disse o secretário-geral do partido, Flávio Couri.

Além de ter sido filmado guardando dinheiro nas meias, Leonardo Prudente também aparece rezando em um vídeo, que ficou conhecido como "oração da propina".

Como fazer para a OPOSIÇÃO parar de CHORAR: MAIS VASELINA! PARTE 40

Confiança do consumidor cresce e atinge melhor nível da história, revela CNI

SÃO PAULO - O otimismo do brasileiro apresentou melhora no quarto trimestre deste ano. Segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (11), a confiança do consumidor subiu 1,5%, de 115,4 pontos no terceiro trimestre para 117,2 pontos no quarto.

Com o aumento, a confiança do consumidor já ultrapassou os índices registrados antes que os reflexos da crise atingissem o País. Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o aumento reflete o otimismo dos consumidores com relação a 2010. O número também é o maior da série, iniciada em 2001. O índice ainda aponta um aumento de 6,7% frente ao indicador do quarto trimestre do ano passado, quando os efeitos da crise internacional já estavam fortemente presentes na economia brasileira.


Indicadores

Entre os indicadores que compõem o índice, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, todos apresentaram incremento. Já na comparação com o trimestre anterior, expectativas com relação à inflação, ao desemprego e endividamento registraram recuos, de 2,7%, 1,6% e 1,7%, respectivamente.

Frente ao trimestre anterior, expectativas quanto à renda pessoal registraram aumento de 5,1%. Para o Inec, a melhora das expectativas quanto a esse indicador é o maior valor da série. A intenção de comprar bens de maior valor também aumentou no período, 4,5% . Quanto à situação financeira, as expectativas subiram 2,5% frente ao trimestre anterior.

Na comparação com o quarto trimestre do ano anterior, o índice relativo à inflação teve alta de 13,8%, atingindo 117 pontos, depois de alcançar, no primeiro trimestre, o menor índice desde março de 2001 (104,2 pontos).

O desemprego apresentou melhora na comparação com o mesmo período do ano anterior, com alta de 20,8%. A renda pessoal também apresentou melhora de 6,4% no período, ao passo que a situação financeira registrou incremento de 3,7% na confiança.

O endividamento também apresentou melhora e registrou aumento de 3,2% na comparação com o quarto trimestre de 2008. Compras de bem de maior valor subiram 1,5% no período. o.

Marcadores