terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ele está VIAJANDO





Tradicionalmente, a média de mortes causadas por chuva no Estado é de cerca de 20 pessoas no período compreendido entre setembro e abril. Somente até o início de janeiro de 2009, o número já superou a média histórica.


Estado de emergência

A região metropolitana de Belo Horizonte tem sido atingida por fortes chuvas. O prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), anunciou na noite de segunda-feira (5) que decretará estado de emergência no perímetro atingido por temporal na noite do Réveillon, que matou quatro pessoas e deixou uma desaparecida.

Famílias do entorno da avenida Tereza Cristina e a região do bairro Barreiro serão listadas por técnicos da prefeitura e, após a anuência do Ministério da Integração Nacional, os moradores poderão retirar parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para readquirir bens perdidos.


O número de municípios mineiros que declararam situação de emergência por causa das chuvas que castigam o Estado passou de 56 para 57 hoje. A cidade de Alto Jequitibá, Zona da Mata, foi a mais recente cidade a declarar a condição por causa de danos sofridos com os temporais, de um total de 97 localidades que relataram algum tipo de prejuízo relacionados com as chuvas.

Os temporais mataram 23 pessoas e feriram 295, desde setembro de 2008, início da temporada de chuvas em Minas.

Segundo a Defesa Civil Estadual, 6.235 pessoas estão desabrigadas e 56.758 desalojadas, ou seja, foram levadas para casa de parentes ou vizinhos.




As cidades de Rio Casca e Carangola, na Zona da Mata, também estão sofrendo com as fortes chuvas dos últimos dias em Minas. Carangola, que completa 127 anos nesta quarta feira, registrou.vários deslizamentos e três desabamentos de casas. Além disso, o rio que corta a cidade está cinco metros acima do normal.A Defesa Civil estima que cerca de quatro mil pessoas estejam desalojadas. A rodoviária da cidade está ilhada, e o acesso ao hospital principal da cidade só pode ser feito através de barco.







Em Rio Casca, o rio que passa por todo perímetro urbano da cidade alagou três ruas. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 200 famílias estão desabrigadas ou desalojadas na cidade. A Prefeitura solicitou ao Governo do Estado doações de cestas básicas para as pessoas atingidas. O Corpo de Bombeiros trabalha em parceria com a Defesa Civil no deslocamento de moradores para abrigos improvisados no centro da cidade.
TUCANO PRIVATIZA O DESASTRE E RETEM VERBAS


Aécio diz que prefeitos são responsáveis pelos estragos das chuvas e ameaça reter verbas; região de BH está em situação de emergência

Nesta terça-feira (6), o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), atribuiu a prefeituras cujas defesas civis são inoperantes uma parcela de culpa pelos estragos das chuvas no Estado e pelas mortes relacionadas aos temporais. Segundo Aécio, a partir de agora, somente receberão recursos do governo estadual aqueles municípios que contarem com órgãos estruturados, que de fato prestem auxílio à população local.


Em coletiva na Prefeitura de Belo Horizonte, ao lado do prefeito Marcio Lacerda (PSB), o tucano disse que dará prioridade a transferências de recursos "para os municípios mineiros que tiverem estabelecidas, treinadas e em operação as suas coordenadorias de Defesa Civil. Hoje em Minas Gerais, formalmente, seiscentos e poucos municípios têm as suas coordenadorias, mas apenas 150 as têm funcionando", disse.

Para o governador, o aumento de mortes nesta temporada deve ser atribuída em parte, à ausência da atuação dos órgãos de Defesa Civil. Ele deu prazo aos novos prefeitos para a implantação.

"Nós estamos passando uma determinação aos prefeitos - e àqueles que não instalarem suas coordenadorias - que terão dificuldade de receber repasses do governo do Estado. Queremos instar os novos prefeitos e os reeleitos a, no prazo máximo de seis meses, terem suas coordenadorias funcionado", disse.


Aécio ainda anunciou que o governo do Estado vai encampar, em Belo Horizonte, a conclusão das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos e a concretagem de parte do leito do rio Arrudas, na região que transbordou na noite do Ano-Novo. Segundo ele, as obras devem representar gasto de R$ 270 milhões ao Tesouro do Estado e já estão previstas no Orçamento. Ao final da reunião, ele e Marcio Lacerda foram visitar a região afetada pelas chuvas na avenida Tereza Cristina, região oeste de Belo Horizonte.


ENQUANTO AS ENCHENTES ARRASAM MINAS GERAIS...


Aécio discutirá eleição de 2010 em viagens pelo País


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse hoje que pretende iniciar a partir de março uma série de viagens pelo País para discutir um projeto de poder do PSDB, visando a eleição presidencial de 2010. "Eu tenho convite da maioria dos Estados para discutir, não apenas com o PSDB, mas com entidades da sociedade civil, com associações comerciais, com federações das indústrias e com sindicatos. E pretendo fazer isso a partir de março", afirmou o governador.


Mais uma vez, o governador de Minas Gerais defendeu que a escolha do candidato à Presidência pelo PSDB ocorra no final deste ano ou início de 2010. "Sem açodamento, sem pressa, vamos aproveitar o primeiro semestre para construir as principais bandeiras que o PSDB deverá empunhar na próxima eleição presidencial", disse.

Nenhum comentário:

Marcadores