sexta-feira, 20 de março de 2009

DILMA SOBE; SERRA ESTACIONA




A DIFERENÇA NA PESQUISA ANTERIOR, ERA DE 33 PONTOS


Quem entende um pouco de estatística, e tem experiência da Mídia, quando essa banca a análise e divulgação de pesquisas, nota O RECALL presente no índice de um candidato preferido por ela, no caso de Serra. Esse percentual é o mesmo atingido pelo candidato na eleição de 2002 e fica próximo do conseguido por Alckmin.



Para avaliar o resultado de uma pesquisa por similaridade, que é a utilizada pelo DATAFOLHA, uma medida usada em Recuperação de Informações é o recall. Ao submeter uma consulta, o pesquisador pode informar se quer maior precisão ou maior abrangência (recall). Como são medidas ortogonais, o valor adequado permite um resultado que corresponde às expectativas do pesquisador.


Sabe-se que fazer a avaliação da qualidade dos resultados utilizando um mecanismo de consulta por similaridade é uma tarefa trabalhosa e requer a interação direta do pesquisador.



Quanto ao resultado da pesquisa de hoja, 20/03, temos um TETO no resultado de Serra, que é o máximo a atingir. Dilma está com um PISO muito bom, para quem tem AVAL DE LULA!



A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), voltou a crescer 4 pontos percentuais.

No primeiro cenário do Datafolha são apontados como candidatos, além de Serra (41% das intenções de voto) e Dilma (11%), o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou um ponto e teria hoje 16%, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que perdeu três pontos e aparece com 11%.

Hoje, Serra seria menos votado no Nordeste (34%). Já Dilma tem melhor desempenho no Nordeste (14%) e no Centro-Oeste (13%) e o pior no Sudeste (9%).

O levantamento revela que o percentual de brasileiros que tomaram conhecimento da crise subiu de 72% para 81%, em relação a última pesquisa divulgado em novembro do ano passado.

O Datafolha ouviu 11.204 pessoas entre os dias 16 e 19 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

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