quinta-feira, 12 de março de 2009

MENSALÃO TUCANO: O ESQUEMA DE EDUARDO AZEREDO - PSDB - EM MINAS

Procurador faz nova denúncia contra acusado por mensalão tucano
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, fez um aditamento na denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mensalão tucano, esquema de corrupção do qual participaram diversas lideranças e empresários ligados ao tucanato durante a campanha à reeleição do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas em 1998.
Souza imputou ao já denunciado Eduardo Guedes, ex-subsecretário de Comunicação do governo de Minas, a prática do crime de peculato, por cinco vezes, em detrimento do grupo financeiro Bemge (Banco do Estado de Minas).

Em novembro de 2007, o procurador já havia oferecido denúncia ao Supremo contra 15 acusados de envolvimento com o esquema, entre eles o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, Azeredo e o empresário Marcos Valério.

No STF, o relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa. No documento, o procurador pediu que o advogado Rogério Tolentino, sócio de Valério na empresa 2S Participações, seja investigado separadamente.

Ele teria recebido dinheiro do valerioduto durante a campanha de 1998, quando o então governador Eduardo Azeredo tentou, sem êxito, a reeleição.

Walfrido é suspeito de ter participado do comando financeiro da campanha. Também teria quitado, por meio de Marcos Valério, dívida de R$ 700 mil de Azeredo com Cláudio Mourão, tesoureiro da campanha.


www.vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Marcadores