terça-feira, 25 de agosto de 2009

NO BLOG DO NASSIF

A presunção da culpa

Comentário

Aos que vem com essa história de que toda abordagem é legítima, solicito o favor de lerem o post “O Haiti é aqui”, sobre a ação covarde em cima do boy da Dinheiro Vivo, que foi detido, humilhado e amedrontado por esse tipo de ação sem critério.

Esta foto foi tirada agora por mim a caminho do trabalho, ali na Avenida da Consolação. A PM parou um carro onde estavam dois rapazes negros.

Admito que a PM tem que dispor de certa liberdade para parar carros suspeitos. Mas a ênfase dada a pessoas humildes e de cor configura abuso. Se a pessoa é culpada, mérito da polícia. E se for inocente, quem paga pela humilhação, pela exibição em local público, pelos traumas que deixa nos detidos? Não há risco para os PMs. No mínimo deveria haver punição, advertência em caso de detenção e humilhação de indivíduos inocentes, principalmente de origem humilde. Nós, da classe média, temos acesso a advogados e a meios de comunicação.

A Polícia Militar de São Paulo, que durante certo tempo notabilizou-se pelos programas de qualidade que implementou, precisa recuperar a estima da população. E isso passa pelas lições permanentes de cidadania e de respeito - especialmente aos mais humildes.

A PM tem que transmitir segurança, não temor.

Por Joel

Caro jornalista, sou PM há 19 anos e lhe asseguro que nos cursos ministrados, a orientação é para que nos casos de abordagem, a quem quer que seja, devem ser observadas as normas visando coibir qualquer tipo de reação, sendo assim, tal evento deve ser feito com energia, porém sem violência de qualaquer natureza.

O que vc diria se por acaso, um suspeito, por falha na abordagem realizada, saque sua arma e efetue disparos contra os PM, atingindo acidentalmente, um desavisado jornalista fotógrafo. As abordagens realizadas por nós (PM paulista) não é demérito para ninguém, só estamos com isso, tentando levar um pouco de segurança à nossa sofrida população, deixe-nos trabalhar. E segue a máxima tão falada nos cursos. “NUMA ABORDAGEM DA PM, OU SE PRENDE UM SUSPEITO, OU SE FAZ UM AMIGO”.

P.S. e para estes tipinhos que ficam criticando, só tenho uma frase “se vc for capaz, coloque a farda e venha fazer o que nós fazemos”.

Comentário

Estava indo bem até chegar no “tipinho”.

Nenhum comentário:

Marcadores