sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Deputado jurássico Eliseu Rezende (DEM) dá seu palpite contra o Pré-sal

Pré-sal pode ser um "cadáver", afirma o senador Eliseu Resende




A exploração de petróleo da camada pré-sal pode ser considerada um "cadáver". A comparação foi feita ontem pelo vice-presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, o ex-ministro dos Transportes e da Fazenda Eliseu Resende (DEM-MG), durante o debate sobre o Projeto de Lei 311/09, que institui o Regime Especial de Tributação para o Incentivo ao Desenvolvimento e à Produção de Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Reinfa).

Resende inspirou-se em frase que atribuiu ao ex-ministro e senador Roberto Campos (já falecido), que teria dito que "a descoberta de jazidas sem viabilidade econômica é um cadáver". Para ele, o pré-sal não passa de uma descoberta física e que é preciso haver estudos técnicos para constatar sua viabilidade. "Sem isso, o que é existe é um déficit operacional - e não se pode assegurar se os investimentos são viáveis economicamente sem levar em conta o preço do petróleo no mercado internacional".

O senador defendeu rapidez na regulamentação das fontes de energia alternativas. "A fase do carvão como matriz energética acabou antes de o carvão acabar no planeta. A do petróleo também vai acabar antes de o petróleo acabar."

Nenhum comentário:

Marcadores