quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BYE BYE SERRA 2010

Rio de Janeiro contrata cerca de 5 mil moradias no Minha Casa Minha Vida

 

Fotos

evento foi realizado no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro

A Caixa e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro assinaram, nesta terça-feira (10), a contratação de 4.919 moradias dentro do Programa Minha Casa Minha Vida. As residências beneficiarão famílias com renda entre 0 a 3 salários mínimos e serão construídas nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz. O investimento total para contratação das unidades soma R$ 246,6 milhões.

Na abertura da cerimônia, a Ministra Dilma Rousseff ressaltou o papel da Caixa no Programa que, segundo ela, foi criado dentro de um esforço do Governo Federal para reduzir o déficit habitacional, que hoje é de 7 milhões de moradias. “Todo mundo quer ter uma casa, que representa dignidade. Sabíamos que uma casa no valor de R$ 40 e 50 mil não era compatível com a renda dos que necessitam de moradia. Por isso, optamos em subsidiar a iniciativa privada para que pudéssemos junto com as prefeituras e a Caixa ofertar habitação a partir de R$ 50,00 para essas famílias”, disse a Ministra.

A ministra falou também das obras do PAC e do enfrentamento da crise com a geração de emprego. Para Dilma Rousseff “ao contrário dos outros países, conseguimos incrementar o número de empregos, apesar de a finalidade principal do Programa ser a inclusão social.”

Em seu discurso, o vice-presidente de Governo, Jorge Hereda, falou do orgulho da Caixa em ter a confiança do Governo Federal para condução do programa Minha Casa Minha Vida e fez um balanço da habitação na instituição. Segundo o vice-presidente, entre 2002 e 2003, a Caixa liberava recursos de R$ 5 bilhões por ano para habitação. “Agora, vamos alcançar investimentos da ordem de R$ 37 ou R$ 38 bilhões até o final do ano”, disse o vice-presidente Jorge Hereda.

Ainda durante a cerimônia, o secretário de Habitação Municipal, Jorge Bittar, apresentou o andamento do Programa Minha Casa Minha Vida no estado. O prefeito  Eduardo  Paes ressaltou que a meta de produção era de 50 mil unidades até 2012, mas com o lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida possivelmente a meta será alcançada ainda em 2009. Durante o evento, foram assinados licenciamento para produção de 46.593 moradias. 

O evento, realizado no Palácio da Cidade, também teve a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes, além de vereadores, representantes da construção civil, superintendentes do Rio e de representantes das comunidades.

No Programa Minha Casa Minha Vida, a Caixa já recebeu em todo o país um total de 2.360 projetos, que vão propiciar 480.591 novas moradias. Foram contratadas mais de 121 mil residências, com aplicação de recursos no valor de R$ 7,3 bilhões. Desse total, 9.287 moradias são no estado do Rio de Janeiro, num investimento superior a R$ 595 milhões.

Banco da Habitação

 

A Caixa registrou na primeira semana de novembro novo recorde histórico nas contratações habitacionais. Até sexta-feira (6), os empréstimos somaram R$ 34,4 bilhões, superando em 84% os de 2008 (R$ 18,6). Os recursos foram suficientes para beneficiar 663.221 mil famílias com a casa própria.

Os empréstimos no setor cresceram em todas as frentes. Os financiamentos com recursos do FGTS chegaram a casa dos R$ 13,4 bilhões, ante R$ 9,5 bilhões no mesmo período do ano passado. Já com recursos próprios, foram liberados R$ 18,1 bilhões, contra R$ 8,2 bilhões em igual período de 2008, um crescimento de 119%.

 

Nenhum comentário:

Marcadores