quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ministro Lobão diz que o assunto blecaute está encerrado

Licença prévia para Belo Monte sai na segunda-feira

Mariana Jungmann e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil

 

 

 

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou hoje (12) que o Ministério do Meio Ambiente emitirá na próxima segunda-feira (16) a licença prévia para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. “Trata-se de uma iniciativa no sentido de conservar a segurança energética do país”, garantiu.

“Belo Monte terá potência de 11 mil megawatts e será a terceira maior do mundo. Necessitamos dela para garantia do sistema elétrico brasileiro”, disse o ministro.

Lobão negou que a concessão da licença tenha sido acelerada por causa do blecaute ocorrido na noite de terça-feira (10). “O apagão nada tem a ver com isso. Belo Monte tem sido projetada há muitos e muitos anos. E a licença está demorando para sair.”

As declarações do ministro foram feitas depois de reunião do PAC Energia que discute as obras de energia incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O ministro garantiu que o blecaute não foi debatido durante o encontro. “Não tratamos do assunto. Está encerrado. Foi possível restaurar todo o sistema dentro de muito pouco tempo. Buscamos a causa e foi identificada por Furrnas e ONS [Operador Nacional do Sistema]. Já decidimos o que fazer e estamos tomando providências para daqui pra frente melhorar cada vez mais um sistema que já é muito bom.”

 

Nenhum comentário:

Marcadores