terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sem projetos e sem bandeiras, PSDB vai explorar apagão na TV apesar da 'tese do tiro no pé'

A cúpula do PSDB decidiu discutir o apagão do sistema elétrico nas inserções nacionais de 30 segundos que o partido leva à TV a partir desta terça-feira (17). A ideia é tentar neutralizar a tática dos aliados do governo Lula, de comparar o episódio da semana passada com o apagão de 1999 e o racionamento de energia de 2001, ambos no governo Fernando Henrique. Há oposicionistas que receiam um "tiro no pé".

"Essa tese do tiro no pé não cola", contra-argumentou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Toda vez que a oposição ou qualquer força política levanta questões relativas a problemas atuais, como o mensalão ou o uso abusivo do cartão corporativo, a tática deles é sempre puxar para o passado. Se a oposição ficar esperando e cair nessa tática antiga, que já é previsível, a gente não faz mais nada", avaliou Guerra.

Apesar da belicosidade do presidente tucano, ainda não há decisão sobre a exploração do blecaute no programa de TV de 15 minutos do PSDB que será veiculado em 13 de dezembro. A estratégia dos tucanos é aguardar.

Há entre os marqueteiros da oposição a estimativa de que é preciso cautelas ao escolher o modo de bater no governo. E não apenas devido aos índices de popularidade que as pesquisas apontam. Pesa também a opinião de que uma eleição "plebiscitária" em 2010 favoreceria a vitória do governo.

Nenhum comentário:

Marcadores