quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Barbara Gancia defende Boris Casoy após polêmica envolvendo garis

Por Thiago Rosa/Redação Portal IMPRENSA

A jornalista Barbara Gancia, colunista da rádio BandNews FM, saiu em defesa do companheiro de emissora Boris Casoy, após polêmico comentário sobre os garis. Na última terça-feira (5), por meio de seu blog, a âncora citou o caso conhecido como "Escândalo da Parabólica", envolvendo o então ministro da Economia Rubens Ricupero e o jornalista Carlos Monforte, da Rede Globo, para argumentar sobre a passividade em que profissionais de imprensa e figuras públicas estão sujeitos ao se exporem diariamente à população.

O caso citado por Barbara remete ao ano de 94 e aconteceu durante entrevista de Ricupero ao "Jornal da Globo". Na ocasião, sem saber que os microfones estavam ligados, o então chefe da pasta de Economia soltou a frase: " Eu não tenho escrúpulos, o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde".

"Soa muito mal, não é? Ouvida assim, dá a impressão de quem a exclamou foi um crápula da pior espécie. Acontece que Ricupero é um sujeito seríssimo, foi um dos responsáveis pelo Plano Real, que acabou com a inflação, escreveu Bárbara, comparando com o caso envolvendo Boris Caoy.

" Pois o mesmo eu digo sobre Boris Casoy. O microfone estava aberto quando não deveria estar. O apresentador do "Jornal da Band" disse o que disse sobre os garis para sua equipe, e não para o público nem em público. Pelo que entendi, ele não aprovou a escolha dos personagens usados em uma matéria de Boas Festas. Quem não sabe o que é colocar um programa de TV ao vivo pode ter a opinião que quiser".

A jornalista ainda declarou ter "grande respeito" pelo apresentador, que a chefiou no jornal Folha de S.Paulo. "Sei bem do seu caráter e da sua retidão. (..) só tenho coisas boas a dizer sobre o seu trabalho e não é uma bobagem sem a menor importância que vai me fazer mudar de ideia", escreveu.

Em meio às críticas, outro jornalista da Band, Fábio Pannunzio, também tentou minimizar o caso. Segundo ele, que atua como repórter na emissora e substitui Casoy eventualmente no telejornal, a gafe do apresentador gerou uma onda "massacrante" de cyberbulling.

Entenda o caso

Na última quinta-feira (31), durante a exibição do "Jornal da Band", apareceu uma mensagem de felicitações de ano novo, protagonizada por dois garis. Em seqüência, ao som da vinheta do programa, o áudio do microfone vazou e tornou público um comentário do apresentador.

"Que m****...dois lixeiros desejando felicidades...do alto de suas vassouras...dois lixeiros...o mais baixo da escala de trabalho", disse o apresentador. No dia seguinte, após intensa repercussão, principalmente entre internautas, o jornalista veio a público e pediu desculpas pela declaração.

Mesmo com a retratação, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza de São Paulo (Siemaco), enviou carta de repúdio à emissora de TV Band. O objetivo da entidade é obter desculpas públicas do apresentador. 

 Leia Mais

 -Sindicato repudia comentário do jornalista Boris Casoy sobre garis

 

Nenhum comentário:

Marcadores