sábado, 9 de janeiro de 2010

Tá tudo dominado


Site da OAB retira notícias de impeachment do DF
As notícias sobre os pedidos de impeachment do governador José Roberto Arruda desapareceram do site da OAB do Distrito Federal, depois que o novo presidente assumiu. Fernando Caputo é advogado do escritório que defende Arruda.


Em 18/12/2009 já era preocupante a consolidação de Caputo como presidente da OAB.

A seccional da OAB do Distrito Federal estava na maior saia justa. Recém-eleito para presidir a entidade, Francisco Caputo é advogado do governador José Roberto Arruda no processo do mensalão do DEM, que corre em Brasília. Seu amigo pessoal, o governador foi um empenhado e eficiente cabo eleitoral, o que gerou críticas e acusações a Caputo no curso da campanha. A principal delas, a de comprometer a instituição com o governo, limitando a isenção que a OAB precisa preservar para exercer seu papel cívico de fiscal e árbitro.

Ainda sem uma biografia consolidada, Caputo venceu lideranças expressivas da OAB, êxito creditado à sua aliança com o governador do DF. Houve mesmo acusação de financiamento de parte de sua campanha. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

Ainda sem biografia consolidada, Caputo venceu lideranças expressivas da OAB, êxito creditado à sua aliança com Arruda. Houve mesmo acusação de financiamento de parte de sua campanha. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

O desconforto da OAB nacional com a situação é visível para os que acompanham o dia-a-dia da instituição. A regra é não deixar transparecer qualquer tipo de censura a Caputo. Mas como a campanha eleitoral deixou sequelas exatamente pela participação de Arruda, está sendo difícil conter entre as paredes da sede a discussão do assunto. Ainda sem uma biografia consolidada, Caputo venceu lideranças expressivas da OAB, êxito creditado à sua aliança com o governador do DF. Houve mesmo acusação de financiamento de parte de sua campanha.

Agora, a preocupação da entidade nacional é que a convivência entre o presidente da seccional Brasília com um governador amigo e cliente, à beira do impeachment (proposto pela própria OAB),processado no Superior Tribunal de Justiça, e com uma exposição nacional negativa como a de Arruda, estabeleça um conflito de interesses que acabe atingindo a instituição.

Nenhum comentário:

Marcadores