terça-feira, 27 de abril de 2010

Parábola do "puxadinho


Parece que alguém colocou um ovo em pé ou descobriu a roda. Mas é uma situação tão simples e, ao mesmo tempo, tão importante que chega a ser difícil imaginar como pode ter chegado ao ponto que chegou.

Refiro-me ao deficit habitacional no país, com tanta gente sem casa ou morando em condições muito longe do mínimo aceitável.

Pois, agora, a construção civil está "bombando", a ponto de o governo diminuir a incidência de impostos no setor, para evitar desabastecimento ou pressão sobre a inflação.

É o reinado do "puxadinho", que tem tudo a ver com a carteira assinada e os trabalhados "fichados".

Mais gente construindo significa mais trabalhadores em atividade, menos desemprego, mais carteira assinada. Prédios elegantes empregam pedreiros e outros profissionais que, valendo mais no mercado, compram suas mercadorias, quando não fazem um "puxadinho" em casa. Mais um quarto, para separar os meninos das meninas, uma varanda, uma área sobre a edificação, um banheiro dentro de casa... Tudo muito bom para ajudar na melhoria do padrão de vida.

Por que demoraram tanto tempo para descobrir que construção civil é ótimo para impulsionar a tal roda da economia?


Demorou a ser enxergado pelos governos anteriores ao de lula, que foram governantes que nunca souberam o que é não ter uma casa para se abrigar.

Nenhum comentário:

Marcadores