terça-feira, 18 de maio de 2010

Policia tucana mineira espanca universitários

Belo Horizonte - Estudantes de uma faculdade particular - a rede Pitágoras - entraram em confronto com policiais militares na noite de ontem, em Belo Horizonte. Protestando contra mudanças no modelo pedagógico, alunos da Faculdade Pitágoras decidiram fechar uma das pistas da avenida em frente à unidade, no bairro Gutierrez, região oeste da capital mineira. Para liberar a via, a PM foi acionada. Pelo menos 500 estudantes que se aglomeravam em frente à faculdade foram dispersos com bombas de gás e tiros de borracha. Estudantes denunciaram que foram agredidos pelos policiais, que chegaram a invadir o prédio da instituição.

O coronel Sandro Teatini, comandante do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), disse que o tumulto foi iniciado pelos manifestantes, que teriam atirado pedras e outros objetos nas primeiras viaturas que chegaram ao local. Dois alunos foram presos e encaminhados para a delegacia, acusados de agressão a policiais e danos a um veículo da PM. Eles foram liberados após prestarem depoimento.

Segundo Teatini, a denúncia de que estudantes foram agredidos será apurada pela corregedoria da PM. Os estudantes questionam no novo modelo principalmente a redução de carga horária das aulas presenciais e a aplicação do ensino à distância.

Qualidade

A Kroton Educacional, que administra a rede Pitágoras, divulgou nota na qual afirma que as adequações fazem parte do plano de crescimento e melhoria de qualidade dos serviços oferecidos. Conforme a empresa, as alterações na carga horária obedecem aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação.

"Será fortalecida por atividades que reforcem a autonomia da aprendizagem, otimizando a formação do profissional adequadamente preparado para a agilidade e flexibilidade do mundo do trabalho", diz a nota, ressaltando que a maioria dos cursos prevê um tempo destinado a práticas complementares de ensino com foco no uso de novas tecnologias. "Esta mudança reforçará as atividades ministradas em sala de aula."

Nenhum comentário:

Marcadores