terça-feira, 18 de maio de 2010

Vox Populi: candidatos pró-Dilma lideram em Pernambuco e na Bahia

As eleições estaduais, ao menos no Nordeste, podem repetir a lógica do pleito presidencial, com vantagem para os candidatos que apoiam a ascendente pré-candidatura de Dilma Rousseff. É o que revelam pesquisas feitas pelo Instituto Vox Populi na Bahia e em Pernambuco.

No cenário baiano, o atual governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), lidera com 41% das intenções de voto, contra 32% de Paulo Souto (DEM). O ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima (PMDB) aparece com 9%. Votos brancos e nulos somam 4%. Outros 13% responderam que não sabem em quem votar.

Quando se somam os votos de Souto e Geddel, o total é de 41% — exatamente o mesmo percentual do governador petista, que tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pesquisa foi realizada de 8 a 11 de maio, sob encomenda da TV Bandeirantes, com 700 pessoas entrevistadas. A margem de erro, segundo a Band, é de 3.7 pontos percentuais.

Paulo Souto estará na campanha presidencial apoiando o candidato do PSDB, José Serra, enquanto Wagner e Geddel apoiarão Dilma. O petista enfrenta uma baixa taxa de rejeição, de 13% — menor na comparação com os 19% de Paulo Souto. Geddel é rejeitado por 14% dos eleitores.

A Bahia tem 9,3 milhões eleitores, o equivalente a quase 7% do total do país. É o mais importante estado do Nordeste em termos eleitorais. O fato de Souto estar aparecendo como candidato competitivo contra Wagner reforça um pouco a candidatura de Serra no Nordeste — embora ainda de forma insuficiente, pois o tucano vai mal em quase nenhum estado da região.

Pernambuco

A exemplo de Jaques Wagner, Eduardo Campos (PSB-PE) é outro governador nordestino pró-Dilma que lidera a disputa — e com mais folga. Pesquisa Vox Populi-Bandeirantes mostra que Campos ganharia hoje a reeleição no primeiro turno, com 57% das intenções de voto. Em segundo lugar está o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com 28%. Kátia Telles (PSTU) e Edilson Silva (PSOL), ficaram com 1% cada. Sérgio Xavier (PV) ficou abaixo de 0,5%.

A pesquisa — realizada de 8 a 12 de maio, com mil entrevistas e margem de erro de 3,1 pontos percentuais — ilustra as dificuldades do PSDB no Nordeste. Pernambuco tem pouco mais de 6 milhões de eleitores (4,62% do eleitorado brasileiro) e é um dos estados mais importantes na região. O PSDB estava sem palanque para Serra até Jarbas Vasconcelos ser convencido a ir para o sacrifício e disputar o governo local.

Mas a candidatura do peemedebista tem dificuldades para deslanchar e ajudar o projeto presidencial dos tucanos. Ainda falta muito tempo até outubro, mas a distância entre Jarbas e Eduardo Campos é muito grande no momento. Mesmo na pesquisa espontânea — quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem ver uma lista de nomes —, Campos lidera com 31% das intenções de voto contra 14% de Jarbas.

Da Redação, com informações do Blog do Fernando Rodrigues

Nenhum comentário:

Marcadores