segunda-feira, 19 de julho de 2010

Procuradora se baseia em mídia para perseguir Lula e Dilma

Miguel do Rosário

Procuradora se baseia em mídia para perseguir Lula e Dilma

O texto abaixo foi surrupiado da área de comentários do Nassif.

Esta procuradora vem repetindo erros há um bom tempo e até agora nenhuma corregedoria para puni-la por tais erros. Quando o presidente Lula fez entrega de navios em PE ela(Dra.Curau) aprontou o maior escarcéu na mídia e até usou recortes de jornais partidarizados como prova isenta e acabada

"(...)

Representação influenciada pela opinião pessoal de jornalista

Na última argumentação da representação, recorre novamente à citação de um parágrafo do jornal Correio Brasiliense, justamente um texto onde, em vez de se limitar a narrar fatos, há a expressão da opinião do jornalista, vilanizando a conduta da ex-ministra.

Ora, este texto acima expressa apenas a impressão pessoal que teve este jornalista que escreveu. Uma impressão pessoal claramente negativa da ex-ministra.

Outro jornalista, mais imparcial e objetivo, poderia narrar o mesmo fato como:

"Quando foi procurada pela imprensa, Dilma Rousseff concedeu entrevista, e diante da pergunta ... respondeu: 'O meu projeto é o do presidente Lula, que ajudei a construir quando ministra. É de continuidade? É. Mas, sobretudo, uma continuidade que constrói um caminho pelo qual se pode avançar.'"

De acordo com a Lei 9504/95:

Art. 36-A. Não será considerada propaganda eleitoral antecipada:

I - a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico; (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009).

Onde a Procuradora Sandra Cureau encontrou irregularidade na entrevista de Dilma Rousseff, citada no Correio Brasiliense?

Provas compostas de matérias jornalísticas?

A representação termina dizendo haver em anexo prova documental composta de matérias jornalísticas.

Se não me engano, já houve ministros do STF que disseram que denúncias com base apenas em matérias de jornais não tinham sustentação para serem acatadas.

Mas neste caso, a questão vai muito além. Exceto no caso do líder sindical (se for verdade o que o jornal diz), o próprio mérito da denúncia carece de fundamentação jurídica.

O que se percebe é uma forte influência da opinião formulada pelos editores de jornais sobre o ponto de vista da Procuradora.

Me parece extremamente temerário Procuradores da República adotarem como método para fazerem denúncias, seguirem apenas narrativas de jornais, sobretudo porque tem linha editorial ideológica alinhada com partidos como PSDB e DEM, e os jornais no Brasil misturam opinião em meio à notícia, induzindo o leitor a compartilhar o ponto de vista do editor que a publica.(...)

FONTE: http://osamigosdoprersidentelula.blogspot.com

Obs: enquanto Goldman pede voto de forma assumida para Serra, a Dra. Cureau não vê isso, prefere pedir punição para um simples blog, estando pendente no TSE um pedido para que o Google delete o blog "os amigos do presidente lula"

E viva a imperatriz absolutista.

Eta nóis

 

*

A fonte, se é que entendi direito, é o blog Amigos do Presidente Lula. Mas eu a li no blog do Nassif.

 

Nenhum comentário:

Marcadores