segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vice de Serra anda na corda bamba após ataques à Dilma e ao PT

“O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen resolveu colocar mais lenha na fogueira. Filho de Jorge Bornhausen, presidente de honra do DEM, o parlamentar de extrema-direita saiu em defesa do vice de Serra. Em seu microblog, nesta segunda-feira, reiterou os ataques lançados pelo correligionário, na véspera:

o PT/Dilma odeiam o tal ‘Estado de Direito’. Gostam mesmo é do controle social da mídia e de coibir os órgãos fiscalizadores. Xo Chavismo! O Índio falou o que todos já sabem: o PT tem ligações umbilicais com as Farc que por sua vez vive do narcotráfico. O que falta é a Justiça agir! A turma da patrulha petista está a todo vapor. O medo de perder a boquinha é grande. Não adianta chorar. Serra/Indio: o Brasil pode mais!”

Ainda segundo o Bornhausen, além de ser “aliado das Farc”, o PT acolheu um membro da guerrilha no Brasil: “Deu asilo ao Olivério Medina, porta-voz das Farc, e empregou a mulher dele no Planalto”.

Após receber uma reprimenta dos coordenadores da campanha tucana, na noite passada, o candidato à Vice-presidência da República na chapa de José Serra acordou, neste segunda-feira, sob a ameaça de ser processado e perder o posto para o qual foi recentemente escolhido na disputa presidencial. Reunidos na sede do PT paulista, em São Paulo, o presidente nacional da legenda, José Eduardo Dutra discutia com seus pares, nesta manhã, se processava ou não o deputado Indio da Costa (DEM-RJ), pelas “declarações e acusações irresponsáveis”, segundo Dutra, feitas pelo parlamentar do DEM. Índio disse, em entrevista ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, que o PT teria ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

José Eduardo Dutra

José Eduardo Dutra avalia decisão de processar Índio da Costa

“São declarações de um desqualificado. A que ponto chega a política. Quando se coloca uma pessoa sem capacidade para concorrer, ela se deslumbra e fala bobagens. É a mesma coisa que pegar um jogador da terceira divisão e botar para jogar no Maracanã. Estamos pensando em processar. O problema é que ele não vale o custo do papel necessário para a petição”, afirmou Dutra, em seu microblog.

Líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT/SP) também criticou o vice da chapa tucana.

– Acho que o Serra está profundamente arrependido de ter cedido à pressão do DEM. Ele (Indio da Costa) é um boboca. Não creio Serra esteja por trás do comportamento irresponsável de seu vice. O Índio deve ter tomado uma reprimenda, um puxão de orelhas – disse o líder petista.

O secretário nacional de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PT/PR), também comentou pelo twitter as atitudes do vice do tucano.

“O Indio do Serra deveria continuar mostrando como conhece a política nacional. É o vice dos nossos sonhos. Tá ajudando muito mesmo” – ironizou Vargas.

Mais lenha

Enquanto o PT pensa, o líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen resolveu colocar mais lenha na fogueira. Filho de Jorge Bornhausen, presidente de honra do DEM, o parlamentar de extrema-direita saiu em defesa do vice de Serra. Em seu microblog, nesta segunda-feira, reiterou os ataques lançados pelo correligionário, na véspera:

“o PT/Dilma odeiam o tal ‘Estado de Direito’. Gostam mesmo é do controle social da mídia e de coibir os órgãos fiscalizadores. Xo Chavismo! O Índio falou o que todos já sabem: o PT tem ligações umbilicais com as Farc que por sua vez vive do narcotráfico. O que falta é a Justiça agir! A turma da patrulha petista está a todo vapor. O medo de perder a boquinha é grande. Não adianta chorar. Serra/Indio: o Brasil pode mais!”

Ainda segundo o Bornhausen, além de ser “aliado das Farc”, o PT acolheu um membro da guerrilha no Brasil: “Deu asilo ao Olivério Medina, porta-voz das Farc, e empregou a mulher dele no Planalto”.

O tom agressivo, no entanto, vai de encontro à moderação exigida pelo presidente do DEM Nacional, Rodrigo Maia (RJ).

“Não dá para cravar que o PT tenha relação com as Farc”, disse Rodrigo. Pai dele e candidato a uma cadeira no Senado pelo Rio de Janeiro, o ex-prefeito Cesar Maia, a quem Índio serviu como secretário de Administração, também seguiu por uma linha mais moderada.

“Creio que ele queria ter dito ‘pessoas do PT’… O PT como partido – e pela sua diversidade, especialmente pela hegemonia do sindicalismo – não tem essa ligação (com as Farc e o narcotráfico)”, afirmou em seu ex-blog.

Puxão de orelhas

Os ataques de Indio da Costa, porém, causaram desconforto na coordenação de campanha do presidenciável José Serra (PSDB). Ele foi chamado na noite passada, às pressas, ao ninho tucano, na capital paulista, para explicar o que estava acontecendo. Entre os aliados, as declarações foram além da conta e causaram perplexidade até no candidato ao Senado na chapa de Serra em São Paulo, o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), acostumado a ataques frontais aos seus adversários. Ele também reprovou a investida contra o PT.

– Não é o momento para fazer esse tipo de conexão – disse aos jornalistas, nesta manhã.

O responsável pela comunicação do PSDB na internet, Sérgio Caruso, também isenta a coordenação de campanha dos ataques de Índio:

– Ele (Indio) não foi recrutado (para atacar o PT).

 

Nenhum comentário:

Marcadores