sábado, 7 de agosto de 2010

Dilma na frente no RS


Notícia de Zero Hora:

Pela primeira vez na série de pesquisas Ibope no Rio Grande do Sul para a disputa pela Presidência, Dilma Rousseff (PT) ultrapassou José Serra (PSDB). A diferença entre ambos é de dois pontos percentuais – dentro da margem de erro de três pontos da sondagem. Assim, estão tecnicamente empatados.

Em meio aos gaúchos, a petista alcança 42%, contra 40% do adversário. No levantamento anterior, realizado entre 6 e 8 de julho, as posições eram invertidas. Na época, o tucano tinha 46% contra 37% de Dilma. Entre os dois levantamentos, a petista conquistou cinco pontos. Serra, por sua vez, perdeu seis. O Ibope igualmente aponta melhora do desempenho de Dilma na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos. A petista ultrapassou Serra, com 33% contra 31%.

Dilma obtém seu melhor índice entre os homens, com 46%, enquanto entre as mulheres chega a 39%. O tucano recebeu um percentual maior entre as mulheres: 42% a 37% obtido entre os homens.Quando os dados são desdobrados pela idade, a petista registra o melhor desempenho entre aqueles de 30 a 39 anos (45%). No item escolaridade, Serra recebe o melhor índice entre aqueles com Ensino Superior (44%). Neste grupo, Dilma tem 38%. A petista alcança 44% entre os eleitores com Ensino Médio e entre aqueles com até a 4ª série do Ensino Fundamental.

Em relação à situação econômica, a petista registra o melhor desempenho (46%) entre os entrevistados com renda familiar entre dois e cinco salários mínimos. Já o tucano obtém 41% entre os eleitores com renda familiar acima de cinco mínimos.

..................................................................................
Ao mesmo tempo, no Paraná, o Ibope apresenta Serra com 46% x 35% Dilma. E, em Santa Catarina, 45% x 34%.

O resultado do Rio Grande do Sul tem um grande impacto na pesquisa nacional do Ibope, que colocou o Sul com 42% para Serra e 34% para Dilma.
.................................................................................

Nenhum comentário:

Marcadores