quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Mais de 10 mil pessoas foram até a Praça da Estação para ouvir os candidatos e o presidente Lula, que visitou pela primeira vez Minas nesta campanha

Ao contrário de José Serra, que não fará comícios por falta de grana e, principalmente, público, Grande comício recebe Lula e Dilma em Belo Horizonte

Um grande comício marcou a arrancada em Belo Horizonte da campanha de Dilma Rousseff à Presidência e Hélio Costa ao governo mineiro nesta terça-feira (10). Mais de 10 mil pessoas foram até a Praça da Estação para ouvir os candidatos e o presidente Lula, que visitou pela primeira vez Minas nesta campanha.

Dilma em BH

Ao lado de Lula, candidatos encerram o comício em Belo Horizonte

Com uma rosa vermelha, que entregou para Dilma, Lula elogiou a serenidade e paciência da candidata durante a entrevista que concedeu na véspera ao Jornal Nacional, na Rede Globo. O presidente se disse indignado com a forma em a candidata foi tratada pelos entrevistadores.

Lula disse que esperava que, pelo fato de ser mulher e candidata, o entrevistador tivesse “um pouco mais de gentileza com a candidata”. O público concordou com as ponderações do presidente e respondeu em muitas vozes com o tradicional “o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Apesar da ferocidade dos âncoras do Jornal Nacional, Lula disse que Dilma se saiu muito bem, assim como foi positiva sua participação no debate na Bandeirantes na semana passada. Durante o seu discurso, o presidente enfatizou a importância de eleger os candidatos da base aliada em Minas e pediu empenho da militância para Hélio Costa (PMDB), candidato ao Governo de Minas, Patrus Ananias (PT, vice na chapa) e os candidatos ao Senado, Fernando Pimentel (PT) e Zito Vieira (PCdoB).

Mineiridade

A candidata Dilma aproveitou seu discurso para reforçar suas raízes mineiras. Falou da sua infância em Belo Horizonte, cidade onde nasceu. "Tive que sair de Minas, mas Minas não saiu de mim, da minha forma de fazer política e do meu coração. Carreguei o espírito do mineiro e da mineira". Além da afetividade que tem com sua terra, a candidata falou das referências que tem com políticos mineiros. Ela citou Juscelino Kubistchek como exemplo de desenvolvimentista e Tancredo Neves como modelo de democrata.

Além de Lula e Dilma, também discursaram, Zito Vieira, Pimentel, Patrus, Hélio Costa e Dilma. Todos os discursos procuraram dar ênfase aos programas sociais do Governo Lula, destacando as ações nas áreas de saúde, educação e emprego. Enfatizou-se também a necessidade de o país não retroceder nas ações que vêm sendo implementadas.

Senado

Primeiro a falar no ato, o candidato do PCdoB ao Senado, Zito Vieira, dedicou sua intervenção ao economista Celso Furtado e disse que Lula seguiu o caminho desenvolvimentista traçado por Furtado e que o país caminha para se consolidar cada vez mais no cenário internacional com uma grande potência.

O outro candidato ao Senado, Fernando Pimentel (PT) evocou Carlos Drummond de Andrade para falar no país que o presidente Lula começou a construir. Usando versos do poema Cidade Prevista, falou do sonho de construir uma sociedade sem desigualdades.

Já o candidato a vice governador, Patrus Ananias, manteve a tradição excelente orador e animou o público com uma fala onde ressaltou a importância da aliança dos partidos de esquerda com o PMDB. "Essa é uma aliança histórica, que vai levar Minas a se encontrar com o rumo do Brasil. Vamos implementar aqui os programas sociais que estão mudando a vida de milhões de brasileiros".

Dois governadores

O candidato ao governo, Hélio Costa, enfatizou em sua fala o conceito da campanha desenvolvida pelo publicitário Duda Mendonça, "Dois grandes homens, um só governo". Disse que sua chapa tem na verdade dois nomes para governador e que Patrus terá um papel destacado em um futuro governo.

O candidato lembrou em seu discurso os tempos em que era jornalista internacional. "Quando eu viajava o mundo, ficava triste quando dizia que era brasileiro e as referencias que ouvia era que vinha do país do carnaval e do futebol. Hoje, quando viajo para outros países, ouço com alegria que sou do país do presidente Lula". Costa afirmou que o programa de governo para Minas da sua coligação é muito simples. Vai implementar no estado o que o presidente Lula fez nestes anos no país.

De Belo Horizonte,
Kerison Lopes

 

Nenhum comentário:

Marcadores