A realização de debates entre candidatos ao governo de 14 estados e do Distrito Federal, nesta quinta-feira (12), coincidirá com a divulgação de uma pesquisa Vox Populi para as eleições presidenciais. O instituto também promete levantamentos sobre as disputas ao governo em Minas Gerais , Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira (16), deve sair o resultado da pesquisa Ibope para Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Norte. Também está prevista nova pesquisa Datafolha, que terminará, nesta sexta-feira (17), de colher as intenções de voto para as eleições presidenciais e ao governo de Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pernambuco.
Com 10.770 entrevistados, será a maior abrangência dessa pesquisa até agora. O Datafolha, instituto preferido do PSDB, deve registrar, pela primeira vez, a dianteira da presidenciável Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. O comando da campanha presidencial de José Serra espera uma vantagem de cinco pontos porcentuais de Dilma sobre o tucano.
O cenário eleitoral nos estados, por sinal, se tornou alvo de imensa preocupação para Serra, que vem perdendo fôlego em estados-chave para sua campanha. É o caso de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, que concentra 10,69% dos eleitores, atrás apenas de São Paulo (que concentra 22,31%).
Pesquisa do Instituto Sensus realizada de
O Sul, única região
Algumas pesquisas já começam a apontar vitória de Dilma no estado, e a intenção é aferir se é real a tendência de queda do tucano registrada por institutos de pesquisa no estado. Se a tendência for confirmada, Serra deverá concentrar seus esforços na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário