segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Leitor de blog é mais informado que jornalistas de papel

A cada dia que passa, mais se confirma a superioridade da informação dos leitores de blogs em relação aos que se valem exclusivamente da velha mídia. O fato mais comentado dos dois últimos dias foi a tal denúncia da Veja envolvendo o filho de Erenice Guerra, Ministra-Chefe da Casa Civil.

Por Luis Nassif, em seu blog

Vamos a alguns pequenos exemplos:

Caso Anac

A Folha veio com a história de que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) renovou a licença da MTA, contra parecer contrário da diretoria.

A blogosfera desmontou essa tese mostrando que a diretoria negou, por falta de documentação necessária; e renovou assim que a documentação foi apresentada.

Hoje, os leitores da Folha recebem a seguinte informação (matéria não assinada):

Solange Vieira, estendeu o prazo de concessão da MTA de três para dez anos, de forma monocrática, quatro dias após reunião da diretoria colegiada que deu parecer contrário à renovação.

 

O jornal, que não tem filtros de qualidade, misturou duas decisões: a renovação da concessão da MTA e o aumento do prazo de validade da concessão. Em nenhum deles — pelas notícias do próprio jornal — houve decisão monocrática. No primeiro caso, aprovou quando os papéis foram apresentados. No segundo, foi decisão unânime que se estendeu a todas as demais concessões.

Leitores de blog já tem essa informação desde ontem.

O caso dos 5 milhões

Em matéria no Estadão, o repórter Daniel Bramatti escreveu — e a editoria aceitou — a informação de que:

Segundo a revista, o lobby teria rendido ao filho de Erenice uma comissão de cerca de R$ 5 milhões.

 

A blogosfera inteira já sabe que a revista tirou da cartola esse valor — pegou a menção a uma comissão de 6%, que valeria para o caso de captação de financiamentos (que jamais ocorreu) e aplicou sobre o valor dos contratos obtidos pela MTA com os Correios. Os jornalistas do Estadão, ainda não — o que dirá, então, os leitores que têm no jornal sua única fonte de informação.

Sem contar que a notícia mais importante do final de semana — a denúncia da CartaCapital de que em 2002 o Banco Central firmou um acordo que colocava todas as informações bancárias do país em um site controlado por Verônica Serra, filha de José Serra, em sociedade com Verônica Dantas, irmã de Daniel Dantas.

Em geral, supõe-se que jornalistas tenham mais informações que leitores. A prática está mostrando que leitores de blogs têm mais informações que repórteres e editores de jornais.

Nenhum comentário:

Marcadores