segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No debate da rede TV Serra perde votos

Grupo vê vitória de Marina e Dilma no debate; Serra perde votos

As candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) venceram o debate entre presidenciáveis realizado neste domingo (12) pelo jornal Folha de S.Paulo e a Rede TV!. Esta é, pelo menos, a opinião de um grupo focal de 25 eleitores que acompanharam todos os blocos do debate.

Dessas 25 pessoas, Marina foi a melhor para dez, e Dilma, para nove. Já Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que protagonizou os momentos mais debochados, recebeu a avaliação mais negativa — 13 eleitores o consideraram o pior do debate.

O debate serviu, também, para definir votos: os indecisos eram 14 antes do embate, mas, ao final, restava apenas um. Dilma foi quem conquistou mais votos: ela começou o debate com quatro eleitores e terminou com dez.

Marina começou com três e ao final tinha sete. José Serra (PSDB), que foi o melhor para só duas pessoas, perdeu um de seus eleitores: tinha quatro e acabou com três. Plínio, que começou sem nenhum eleitor, acabou com 4.

No primeiro bloco, Marina teve o melhor desempenho (segundo nove pessoas), seguida de Plínio (seis). Serra e Dilma tiveram três citações cada um. Já no segundo bloco Dilma foi a mais bem avaliada (oito indicações), contra quatro de Marina, três de Serra e duas de Plínio.

A contundência com que Dilma rebateu acusações sobre a quebra de sigilo foi bem recebida. Essa discussão dominou o bloco — mas o grupo não avaliou bem as declarações de Serra.

O terceiro bloco — quando Dilma e Serra se atacaram diretamente — não foi bem recebido pelo grupo: a troca de farpas entre a petista e o tucano teve média abaixo de 60 no "índice de gostabilidade": "Eles estão lavando roupa suja", disse um avaliador.

Os vencedores do bloco foram Marina (sete indicações) e Plínio (seis). Plínio se destacou ao ironizar a compra de navios pela Petrobras e a "Bolsa Banqueiro", e Marina, ao falar de desastres naturais.

No quarto bloco Dilma e Serra empataram: sete menções cada um. Marina e Plínio tiveram três. A resposta de Dilma sobre o caso da Receita não animou o grupo, mas Serra também não entusiasmou ao falar do uso da imagem de Lula no seu programa.

Dilma e Serra venceram o quinto bloco. Marina não se saiu bem ao questionar Dilma sobre o escândalo da Receita — que não é bem visto pelas 25 pessoas do grupo. O pior momento de Dilma em todo o debate ocorreu quando ela disse que pretendia continuar o que o governo Lula fez em saneamento.

As considerações finais foram mal recebidas quando trataram de temas pessoais e bem avaliadas quando tratavam de temas nacionais. Dilma, quando falou do neto Gabriel, teve avaliação média abaixo de 50. Seu desempenho melhorou quando começou a falar sobre o país.

A fala de Marina sobre segundo turno e sobre ética chegou a ter média de 75. Ao pedir votos para outros candidatos de seu partido, Plínio fez sua avaliação cair de 60 para abaixo de 50. A fala de Serra, mais propositiva, foi bem recebida, com índice perto de 65.

Da Redação, com informações da Folha.com

Nenhum comentário:

Marcadores