terça-feira, 14 de setembro de 2010

Uma voz dissonante

Declaração de Serra sobre o Trem Bala desagrada lideranças do PSDB no Vale do Paraíba

 O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, durante encontro promovido ontem no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; tucano descartou a viabilidade do TAV e defendeu um trem expresso entre Campinas e o Vale, em Jacareí

ABR

Lideranças locais e nacionais do partido se dividem quanto à viabilidade do Trem-Bala e seus benefícios para o Vale

BEATRIZ ROSA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

As declarações do candidato à presidência José Serra (PSDB) sobre a construção de uma linha férrea entre Campinas, São Paulo e o Vale do Paraíba como alternativa ao TAV (Trem de Alta Velocidade) criou uma "saia-justa" entre as lideranças locais e nacionais do partido.
Aliados do tucano se dividem em relação à proposta bancada pelo governo Lula de construir um trem de alta velocidade entre Campinas e o Rio de Janeiro orçado em R$ 33,1 bilhões.

O deputado federal Emanuel Fernandes (PSDB), que tem o Vale do Paraíba como principal reduto eleitoral, defendeu a construção do TAV apesar das duras críticas de Serra ao projeto.

Tucanos.

"O governo federal está dizendo que é possível e o TAV é importante para região. Na minha opinião, só faz sentido se for um trem de alta velocidade e que comece por São José/São Paulo/Campinas. Estudos técnicos apontam que é nesse trecho que está a maior demanda pela linha."

Para justificar a falta de sintonia com o candidato José Serra, ele disse que Serra pensa o Brasil e ele, a região.

"Eu respeito o Serra porque ele é um excelente administrador. Ele sabe o que faz porque pensa no todo. Mas, eu sou o advogado da minha região. Não somos incompatíveis. Mas, Serra como liderança nacional, olha todo o país e eu, como liderança local, olho o Vale do Paraíba."

Já o deputado federal José Anibal (PSDB), saiu em defesa das propostas de Serra.
"O TAV é apenas uma ideia do Lula. É um factoide. Agora, o Serra é um líder político responsável. Do jeito como estão sendo apresentadas as propostas do TAV, esse projeto não se viabiliza."

Anibal disse que a ligação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, com São Paulo e o Vale do Paraíba é crucial. "Precisamos de um novo modal ferroviário e o governo do Estado já está trabalhando nisso, para implantar um novo sistema de transporte de pessoas e carga. Isso nós vamos fazer com o setor privado."

Petistas.

Deputados da base do governo Lula afirmaram que as críticas de Serra não têm fundamento. "Fica claro que o Serra é contra o Trem-Bala e somente a eleição de Dilma irá garantir o TAV para nossa região. A proposta de Serra de um trem expresso é um pensamento nanico e que não está a altura do Brasil", disse o deputado estadual Carlinhos Almeida (PT).

Para Carlinhos, a implantação do TAV é garantia de capacitação técnica e qualificação do transporte ferroviário. "É outro patamar para o transporte ferroviário do país."

Líder do PT na Câmara Federal, o deputado Cândido Vaccarezza, defendeu o modelo de financiamento proposto pelo governo Lula. "Quase todos os TAVs do mundo têm subsídio federal. Não existe TAV sem dinheiro público."

Vacarezza também destacou a necessidade do projeto em função dos benefícios com o pré-sal. "O pré-sal trará outra realidade para a região e o Vale do Paraíba precisa de deslocar para o Rio de Janeiro."

Nenhum comentário:

Marcadores