Uma das promessas mais repetidas pelo tucano José Serra no horário eleitoral é a de construir 400 km de metrô nas capitais brasileiras. O eleitor precisa desconfiar. Em São Paulo , quando governador, não fez quase nada nesse importante meio de transporte urbano.
Quando os tucanos assumiram o governo de São Paulo, em 1995, o metrô tinha
Quando as linhas Amarela (Linha 4) e o prolongamento da verde (Linha 2) forem inaugurados, chegará a
Nesse ritmo, o metrô de São Paulo só vai alcançar
É um enorme descaso em relação ao meio de transporte mais usado
Entre as grandes capitais do mundo, o metrô de São Paulo é o mais lotado e chega a transportar quase dez passageiros por metro quadrado. Os usuários paulistanos sabem o sufoco que isso significa. Os usuários de outros estados podem desenhar no chão um quadrado de um metro de lado e colocar dez pessoas dentro, e ver o aperto que fica! É muito acima do padrão recomendável, que é quatro passageiros por metro quadrado. José Serra, pelo visto, não anda de metrô!
Ainda em relação ao metrô de São Paulo há outras coisas de que o tucano José Serra não fala:
1) a imprensa esteve cheia, nos últimos anos, de denúncias de pagamento de propinas e outras irregularidades. Uma delas envolve o suborno, pela empresa Alstom (fabricante de vagões ferroviários) a funcionários do governo de São Paulo, para vencer licitações. Isto está sendo investigado,
2) O custo de construção do metrô de São Paulo é extraordinariamente alto. em Madrí (Espanha), que construiu
3) A manutenção do metrô piorou e as paradas de trens por problemas mecânicos se tornaram frequentes, chegando ao absurdo de acontecer uma colisão de trens, em 25 de novembro de 2009.
4) A tarifa do metrô de São Paulo é dez vezes mais cara do que no México e cinco vezes mais cara do que
5) O governo do privatizante José Serra entregou a administração da Linha 4 (Amarela) para a empresa privada ViaQuatro, fazendo aumentar em cascata a tarifa dos outros transportes públicos interligados ao metrô. Além disso os reajustes das tarifas passaram a ocorrer anualmente; antes eram feitos a cada dois anos.
Dá para acreditar nas promessas do tucano José Serra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário