terça-feira, 30 de novembro de 2010

Câmara homenageia Pedro Stédile, do MST; oposição chia e faz ameaças

A entrega da Medalha do Mérito Legislativo, marcada para às 15 horas desta quarta-feira (1o) no Salão Negro do Congresso Nacional, pode sofrer perturbações. É o que promete a oposição, inconformada com a homenagem que será feita ao fundador do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Pedro Stédile. Ele é um dos 34 agraciados com a condecoração.

A oposição, principalmente a bancada ruralista na Câmara, quis impedir a entrega da medalha a Stédile, mas diante da impossibilidade de veto, ameaça intervir para impedir que a Medalha seja entregue ao líder do MST durante a sessão solene.

Para o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), que indicou Stédile para receber a comenda, “é uma homenagem mais do que merecida. Ela será um símbolo para o Congresso Nacional, que tomou essa iniciativa, mesmo com alguns tentando criminalizar as ações do movimento”.

Ele diz ainda que a contribuição que ele deu ao país “é a luta que vem travando nesses anos todos pela terra. Ela nos faz repensar e refletir sobre o uso que vem sendo feito dela”.

O deputado tucano Antonio Carlos Pannunzio (SP) reclamou: "É um absurdo. Estou propondo uma intervenção no plenário para levantar esse ponto: essa medalha é voltada a personalidades que tenham prestado um serviço ao parlamento e ao país. Além de desrespeitar a lei, cometer crimes, incitar a violência, inclusive aqui dentro da Casa, o que esse camarada fez?", indaga, revoltado, o tucano.

Abelardo Lupion (DEM-PR) ameaçou: "Vou, na Comissão de Agricultura, entrar com uma medida de agravo, uma moção de repúdio contra essa homenagem. É um verdadeiro absurdo premiar um bandido, um chefe de quadrilha".

Outros agraciados

Instituída em 1983, a medalha é concedida anualmente a personalidades, entidades ou instituições que realizaram ou realizam serviço ou ação de relevância para a sociedade. Receberão a medalha este ano 32 personalidades e 2 entidades. Para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que institui o prêmio, “na Casa estão os representantes do povo brasileiro. Nada mais justo que esses representantes, em sua relação com a sociedade, façam um reconhecimento do trabalho dessas pessoas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Brasil.”

O ex-deputado estadual e ex-presidente do PCdoB do Pará, Neuton Miranda, também receberá a medalha (in memorian). Neuton, que morreu no início deste ano, foi indicado pela líder do PCdoB, deputada Vanessa Grazziotin (AM). Ele dedicou sua vida "à luta pela defesa das liberdades e da democracia no Brasil". E se destacou “pelo destemor ao denunciar os crimes do latifúndio no Pará”, destacaram os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e José Nery (PSOL-PA) na ocasião da sua morte.

Neuton começou sua militância política em 1968, como líder estudantil e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Durante a ditadura, foi perseguido e teve de ir para a clandestinidade. Com a anistia, voltou ao Pará e reorganizou o partido no estado. Era membro do Comitê Central do PCdoB e presidente do Comitê Estadual do Pará. Foi deputado estadual; presidente da Companhia de Habitação de Belém (Cohab) e Secretário Municipal de Habitação. Estava exercendo de Diretor do Patrimônio da União no Pará quando faleceu no dia 20 de fevereiro deste ano.

Dentre os agraciados este ano estão ainda o vice-presidente, José Alencar, indicado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, indicado por Cândido Vacarezza (PT-SP); o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, indicado por Inocêncio Oliveira (PR-PE) e a economista Maria da Conceição Tavares, indicada por Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Veja a lista completa dos homenageados

De Brasília
Márcia Xavier
Com agências

Nenhum comentário:

Marcadores