segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quer debochar da Folha? Conheça o "gerador de manchetes"

Satirizar o jornal Folha de S.Paulo por meio de um site rendeu aos irmãos Mário e Lino Bochini um processo que pode lhes custar alguns milhares de reais por danos contra a imagem da publicação. A censura, no entanto, não impediu que outros simpatizantes da elogiável causa dos Bochini continuassem a ironizar a Folha.

Nova página permite ironias à Folha

Um internauta criou um gerador de manchetes com o título Falha de S.Paulo e layout parecido ao do site homônimo, retirado do ar por ordem judicial. O comando é bem simples. Você clica na barra abaixo do logotipo do “jornal da ditabranda” e escreve o que bem entender. Salva a primeira página de sua autoria e envia o endereço para quem quiser.

O mecanismo, desta vez, não tem o aval dos irmãos, apesar de a brincadeira ser lisonjeira, na opinião de Lino Bochini. "A gente acha divertido. Só ficamos com receio de que achem que fomos nós. E nós não podemos responder pelo conjunto da internet. Isso seria ridículo e insano", afirma.

Caso a publicação ganhe o processo por danos morais e uso indevido da marca, haverá uma jurisprudência "perigosa", segundo o jornalista — que já trabalhou na Folha. "A preocupação geral das pessoas é o precedente que se abre no caso de vitória [da Folha]. Quando isso acontece, você passa a mensagem 'pode alegar uso indevido de marca'", disse Lino.

Ele considera a hipótese de que protestos contra empresas e corporações podem ser drasticamente comprometidos. Depois das ações movidas pela Folha, os irmãos Bochini mantêm o blog Desculpe a Nossa Falha, para informar a respeito dos processos e sobre a repercussão do caso.

Portal Imprensa

 

Nenhum comentário:

Marcadores