terça-feira, 1 de março de 2011

Marina se choca com lideranças verdes ao tentar “refundar” o PV

Com vistas à reestruturação nacional do PV, a ex-senadora Marina Silva (AC) se reúne nesta terça-feira (1º) com dirigentes da legenda para iniciar a revisão do programa e da estrutura partidária. A ex-senadora e o grupo que migrou com ela para o partido tentam renovar o comando da sigla e ampliar sua participação nas decisões internas.

O encontro será um preparatório para a convenção do PV, prevista para abril, na qual serão definidos os rumos para as próximas eleições e as propostas que serão defendidas pelo partido. As mudanças no programa devem opor pessoas ligadas a Marina a dirigentes que estão no comando do partido há anos.

De um lado, o grupo recém-chegado tenta isolar filiados com perfil fisiológicos e unir a sigla em torno de programas. Como trunfo, os novos filiados tentarão capitalizar o resultado obtido por Marina na disputa presidencial de 2010, quando recebeu quase 20 milhões de votos. De outro lado, antigas lideranças, espalhadas nos diretórios estaduais, resistem a mudanças profundas na estrutura do PV e nos mecanismos de democracia interna.

Marina deve se reunir com o presidente do PV, deputado José Luiz Penna, e o vice-presidente, deputado Alfredo Sirkis. A mudança na legenda pode ser aprofundada ainda mais com a escolha do novo presidente, prevista para ocorrer no meio deste ano. Uma das condições para Marina migrar do PT para o PV, há um ano e meio, foi a possibilidade de refundar o partido e construir uma terceira via programática para tentar quebrar a polarização nacional entre PT e o PSDB.

Em paralelo à reconstrução partidária, Marina tenta consolidar seu próprio caminho político. Sem mandato, a ex-senadora pretende manter-se em evidência com o Instituto Marina Silva, que lançará em breve em Brasília. A entidade promoverá cursos de educação e de mobilização para sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Marcadores