quarta-feira, 18 de maio de 2011

Começou o circo da oposição (Ou do que sobrou dela)

Oposição perde prazo para primeira convocação de Palocci à Câmara

Não teve êxito a primeira tentativa da oposição de convocar o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, para prestar esclarecimento sobre o aumento em 20 vezes dos bens nos últimos anos.

Inicialmente, o DEM apresentaria requerimento de convocação na comissão de Fiscalização e Controle. Mas o presidente da comissão, Sérgio Brito (PSC-BA), cancelou a sessão sob a alegação de que a ordem do dia no plenário também foi convocada para a manhã desta quarta-feira.

De acordo com o regimento interno da Câmara, no momento em que se inicia a ordem do dia nada que for votado nas comissões tem validade. A próxima reunião da Comissão está marcada apenas para a próxima quarta-feira (25).

Diante disso, os integrantes da oposição tentaram a toque de caixa aprovar o requerimento de convocação na comissão de Agricultura, que é presidida por Lira Maia (DEM-PA). O clima na comissão esquentou quando o deputado Odair Cunha (PT-MG) protestou contra os cartazes que a oposição fixou nas paredes com os dizeres: “Blindagem de Palocci”.

“Esses cartazes dão a conotação exata que estão tentando criar nesse momento”, ressaltou Cunha. O protesto do deputado foi rebatido pelo líder do DEM, ACM Neto (BA). “O governo quer dar um golpe na Câmara impedindo o todo poderoso ministro de vir prestar esclarecimentos. O que ele tem a esconder?”

Após o bate-boca, a sessão teve de ser encerrada em razão do início da ordem do dia no plenário da Câmara. Ou seja não houve tempo para a votação do requerimento que convocaria Palocci. Segundo ACM Neto, um novo requerimento de convocação de Palocci será apresentado no plenário da Câmara.

Nenhum comentário:

Marcadores