quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bateu no teto e tende a cair

Ibope aponta Serra na frente (por enquanto) para a Prefeitura de SP

 

Pesquisa Ibope sobre a corrida pela Prefeitura de São Paulo mostra o representante da direita conservadora na capital José Serra (PSDB) na liderança, com 31% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar, aparece Celso Russomano (PRB), com 16%.


O pré-candidato do PCdoB Netinho de Paula aparece na terceira colocação, com 8%. O comunista é seguido por Soninha (PPS, 7%), Gabriel Chalita (PMDB, 6%) e Paulinho da Força (PDT, 5%). Apesar da liderança de Netinho, a disputa pela terceira colocação têm menos de três pontos de distância entre si – percentual que equivale à margem de erro da pesquisa. O ex-ministro Fernando Haddad, do PT, o único da lista que nunca disputou eleições, tem apenas 3% das intenções de voto.

Os números se referem à pesquisa estimulada, aquela na qual os eleitores declaram sua preferência depois de ler a relação de candidatos. Na consulta espontânea, Serra aparece com 11%.

Mesmo com o debate eleitoral ganhando cada vez mais espaço na pauta da capital, os paulistanos parecem estar ainda pouco envolvidos com a sucessão e bastante desinformados sobre ela. Quatro em cada cinco eleitores não conseguem indicar espontaneamente seu candidato.

Segmentos


O candidato tucano tem a preferência dos eleitores com maior faixa de renda, mas perde espaço entre os mais pobres. Entre os que ganham menos de um salário mínimo, o tucano tem 17% da preferência, o mesmo que Russomano e quatro pontos a menos que Netinho.

Serra também é preferido do eleitorado com maior grau de escolaridade. Na faixa com formação superior, o tucano atinge 32%. Em seguida estão embolados Soninha (11%), Gabriel Chalita (10%), Russomano (10%) e Haddad (7%). O Ibope ouviu 805 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões de São Paulo, entre os dias 5 e 7 deste mês.

Comparando-se os resultados com os da pesquisa anterior do instituto, feita em dezembro do ano passado, é possível notar a estagnação do tucano da casa dos 30 pontos. Também na época, o nome de Russomano não foi incluído entre as opções apresentadas aos entrevistados.


Fonte: O Estado de S. Paulo

 

..

 

Nenhum comentário:

Marcadores