terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dirceu: A campanha negativa, agressiva e mentirosa de José Serra

Candidato a prefeito da capital pela 4ª vez (na única em que ganhou renunciou e abandonou a cidade antes de chegar a metade do mandato), em São Paulo de novo o postulante tucano José Serra retoma seu erro de sempre nas disputas eleitorais anteriores: partiu para campanhas negativas, agressivas, em geral mentirosas, contra o PT.

Por José Dirceu*, em seu blog


Ontem [segunda-feira, 27], para se justificar, veio com uma história de que há "muita mentira" sobre a cidade de São Paulo nas campanhas adversárias e que é "natural" que o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, hoje no PSD), seu principal apoiador - até mais do que os tucanos - e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) respondam à oposição. Analisem friamente, bem ao estilo de José Serra, e vejam quem está mentindo...

O candidadto tucano a prefeito já fez esse tipo de campanha negativa, agressiva, em geral mentirosa, contra o PT. Fez em 2002 e em 2010 e perdeu as duas eleições em que era candidato ao Palácio do Planalto, a primeira para o presidente Lula, a segunda para a presidenta Dilma Rousseff.

José já usou a mesma tática de campanha antes e perdeu

Em 2002, já com esse tipo de campanha, José não conseguiu nem 25% dos votos para presidente no 1º turno. Ficou com 23,19%. No 2º, o presidente Lula se elegeu com quase o dobro da votação dele. O presidente chegou ao Planalto com 61,27% dos votos e José ficou com 38,72%. E ele não aprende.

Agora retoma a tática sem nenhuma possibilidade de êxito. Até porque, ao mesmo tempo, ele expõe um quadro pueril e irreal sobre os transportes na cidade - há tempos vivendo um "apagão" sem que os tucanos provienciem qualquer solução para isto - e sobre o governo Kassab, o prefeito que ele e seu comando de campanha escalaram para responder as criticas da campanha petista.

Aí, sua possibilidade de passar para o 2º turno fica cada vez mais distante. Com este tipo de campanha negativa em que as mentiras e a agressividade substituem programas e propostas concretos, mais o alto grau de reprovação e rejeição do candidato tucano, ficam cada vez mais evidentes que eles não convencerão o eleitor e maiores os riscos de José Serra não ir mesmo para o
2º turno.

José é o candidato que só cai na intenção de voto e sobe na rejeição

Como tenho afirmado aqui, com frequência, e como previu ontem, a ex-prefeita e senadora Marta Suplicy (PT-SP). "Vai virar tanto que é capaz de irem (Celso) Russomanno e o (Fernando) Haddad para o 2º turno. Tem candidato caindo, né?", disse aoanalisar o quadro eleitoral e as pesquisas a senadora, Ela não citou o nome do tucano, mas quem está caindo é José - cai na intenção de voto e sobe na rejeição.

Marta fez sua análise sobre a situação dos candidatos na corrida eleitoral e nas pesquisas, após almoçar no Instituto Lula com o ex-presidente da República. Ela acertou sua participação na campanha de Haddad com gravações para o horário de propaganda gratuita no rádio e TV e ida a comícios e demais atos públicos da mobilização eleitoral petista.

Assim, do lado petista Marta Suplicy se integrou a campanha de Haddad no momento exato que ele cresce já que o eleitorado petista e lulista o identifica como candidato do ex-presidente Lula e do partido. Vamos em frente que o quadro é bom: nosso candidato cresce e o adversário só cai e sua campanha mente e agride, táticas que não deram certo para eles antes.


* José Dirceu é advogado e blogueiro

Nenhum comentário:

Marcadores