terça-feira, 30 de outubro de 2012

Altamiro Borges: Fim do Jornal da Tarde. Estado "tucanou" a falência

A famiglia Mesquita confirmou hoje à tarde a extinção do Jornal da Tarde. Mas, como brinca José Simão, ela “tucanou” a falência. O título da matéria no seu sítio afirma que “Grupo Estado anuncia revisão de portfólio”.

Por Altamiro Borges, em seu blog



A notícia só não é mais grave porque houve reação dos jornalistas e o sindicato da categoria conseguiu assinar um acordo para manter os empregos. A negociação, porém, não elimina as enormes dificuldades da empresa, que afunda em decorrência da explosão da internet, dos graves erros da sua administração e da perda de credibilidade dos seus jornais.

Segundo o sítio, “o Jornal da Tarde deixará de circular por decisão empresarial, tomada para o aprimoramento do foco estratégico do Grupo Estado. A última edição sairá no dia 31 de outubro. A determinação leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile), para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição”. A famiglia Mesquita não admite, mas a crise está brava no ex-império midiático.

O diretor-presidente da empresa, Francisco Mesquita Neto, explicou que o objetivo é “focar no Estadão, principal marca do Grupo, e investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada”. A empresa também anunciou que o Jornal do Carro, “maior sucesso editorial do mercado de automóveis”, passará a circular, a partir de 7 de novembro, encartado no Estadão. “O JT deixará de existir, mas as suas principais contribuições permanecem no seu irmão mais velho, o Estadão”.

“O Estadão é o jornal número um na Grande São Paulo e, com essas mudanças, vai ficar ainda mais forte”, garante Francisco Mesquita Neto. A conferir!

Nenhum comentário:

Marcadores