sexta-feira, 31 de agosto de 2007

LINCHAMENTO MIDIÁTICO

Ex-assessora de Paulo Rocha divulga nota contestando O Globo

Leia na íntegra a nota à imprensa divulgada pela ex-assessora do deputado federal Paulo Rocha (PT-PA), Anita Leocádia, que contesta matéria publicada no jornal O Globo, edição do último domingo (26.08.07), que deu a seguinte manchete principal de capa: Perícia comprova emprego de dinheiro público no mensalão. No subtítulo: Verba do Ministério do Esporte foi parar na conta de assessora de petista. A assessora a quem a matéria se refere é Anita Leocádia.

NOTA À IMPRENSA DA ASSESSORIA JURÍDICA DE ANITA LEOCÁDIA SOBRE A MATÉRIA DE O GLOBO DE DOMINGO

1. No último domingo (26.08.07), a edição de O Globo, deu a seguinte manchete principal de capa: Perícia comprova emprego de dinheiro público no mensalão. No subtítulo: Verba do Ministério do Esporte foi parar na conta de assessora de petista. A assessora referida é Anita Leocádia.

2. Não é verdade que os valores foram parar na conta de Anita Leocádia. O próprio Procurador-Geral da República, em sua denúncia, jamais afirmou isso. O que se colocou na denúncia acatada pelo Supremo Tribunal Federal é que os valores foram sacados por Anita Leocádia de uma conta da SMP&B no Banco Rural do Brasília Shopping por determinação do Deputado Federal Paulo Rocha.

3. O Globo cometeu um grave equívoco, fazendo uma denúncia mais grave até mesmo que o próprio Ministério Público. Está muito claro que houve um erro na manchete, pois mesmo a matéria não condiz com o texto da manchete.

4. Ocorre que, para quem está com a vida devassada e imensamente desgastada, existe uma grande diferença entre sacar valores por ordem de seu chefe e ter valores depositados em sua conta-corrente, pois na primeira hipótese (verdadeira), não houve por parte de Anita Leocádia o conhecimento de que os valores tinham supostamente origem ilícita. Na segunda hipótese (falsa), Anita teria cometido crime de corrupção passiva, denúncia que jamais foi feita pelo Ministério Público.

5. Portanto há que ser feito o reparo de tal erro de enormes proporções, do qual extraem-se conseqüências jurídicas próprias civis e criminais.

6. Por fim, a assessoria jurídica de Anita Leocádia tomará as medidas judiciais pertinentes.
Brasília, 27 de agosto de 2007.

Luís Maximiliano Telesca
OAB/DF 14.848

Nenhum comentário:

Marcadores