quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A CPMF SEMPRE FOI DO PSDB

Aécio e Serra: defesa veemente

O governador de São Paulo, José Serra, defendeu ontem a CPMF. A exemplo do que fizera numa reunião com o comando do PSDB, Serra disse que existem tributos "piores ainda".

Aécio Neves, governador de Minas Gerais e que, assim como Serra sonha com a hipótese de um dia chegar à presidência, disse hoje que há espaço para o governo negociar a prorrogação da contribuição. "Há espaço [para negociação] se o governo acenar com a melhoria dos investimentos na saúde, sobretudo com aqueles partilhados com Estados e municípios, a desoneração em determinados outros tributos e alguns gestos na direção federação, acredito que é possível um entendimento, uma negociação", disse Aécio.

Aécio disse que também será bem vindo "algum esforço [do Planalto] de compartilhar com os Estados e municípios investimentos, como por exemplo, o da Cide".

Efeito Azeredo

A decisão da Mesa Diretora do Senado de arquivar a representação do PSOL por quebra de decoro parlamentar contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) contribuiu para a negociação entre o governo e a bancada do PSDB sobre prorrogação da cobrança da CPMF.

Uma investigação mais aprofundada sobre o chamado "mensalão tucano" compromete não só Azeredo mas também o próprio governador Aécio Neves.

O acordão que beneficiou Azeredo --acusado de envolvimento com o mensalão tucano pelo uso de caixa dois na campanha eleitoral de 1998-- e permitiu a negociação da CPMF é negado por integrantes do PSDB.

"Não houve acordo algum. Isso é bobagem. O caso do Azeredo não merecia sequer discussão, pois ocorreu antes dele se eleger senador. Então não poderia ter continuidade aqui [no Senado]", afirmou o vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) também negou o acordão. "Não tem acordão. Não foi tratado nada disso, havia uma decisão anterior relacionada ao senador Gim Argello [PTB-DF] que acabou tendo relação com o caso do Azeredo", disse ele se referindo à decisão anterior da Mesa de arquivar representação contra Argello por atos supostamente cometidos antes dele assumir o mandato de senador.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse desconhecer um suposto acordo, mas afirmou que "sem o PSDB, o governo não consegue aprovar a CPMF [no Senado]." "Isso é certo."

Paralelamente às reivindicações dos tucanos, o governo decidiu suspender a visita do ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) ao Senado nesta terça-feira. O receio era que a presença dele pudesse ser interpretada como uma interferência direta na Casa.

Os governistas decidiram que as articulações serão mantidas em nível técnico --por isso aceitaram a conversa com o ministro Guido Mantega, na quinta-feira, com os líderes partidários.

Nenhum comentário:

Marcadores