sábado, 17 de novembro de 2007

A BURRICE GALOPANTE DE "DIOGRO" E TIO REI NALDO AZEVEDO


O desconhecimento geográfico do brasileiro



Diogo Mainardi conversa com Reinaldo Azevedo sobre o desconhecimento geográfico dos brasileiros, revelado na reportagem de VEJA.

Reinaldo Azevedo: É o triunfo da chamada geografia humana sobre a geografia física. Professor de geografia entra em sala de aula hoje para fazer proselitismo ideológico. O que mapa o quê? O que nós precisamos é fazer arranca-rabo de classe. É os oprimido. E os oprimido não precisam saber onde fica o Brasil. Eles só precisam ter algumas noções de justiça social. Não tem nada mais reacionário e boçal do que isso.

Diogo Mainardi: Quem não sabe localizar o Brasil no mapa-múndi deve ser mais facilmente manobrável por esta deliqüência acadêmica.

Entre uma bobagem e outra, TIO REI (O EMO) diz que o professor só entra em sala de aula pra fazer "proselitismo".

Noutra, o DIOGRO diz que VAI VOLTAR PARA A ITÁLIA ( QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM).

Esses "senhores" não sabem geografia tanto assim (NÃO SABEM DE NADA), uma vez que não conhecem nada do Brasil e creem que o mundo É somente SÃO PAULO.

Dizem com a BOCA CHEIA e panca de intelectuais de BOTEQUIM, que o atraso do Brasil se deve principalmente pelo fato dos estudantes não conseguirem indentificar o Brasil no mapa-mundi.

Gostaria que eles falassem ( se puderem) sobre a experiência norte-americana e o belo texto de Jose William Vesentini -Geografia para educadores: a experiência norte-americana.

Nele o autor diz que Meio ambiente e educação global são agora partes do curso de qualquer estudante, a nível fundamental ou médio, nos Estados Unidos e também em grande parte do mundo. E que a geografia é o estudo do nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade.
[creio ser esse o interesse no "proselitismo" de nossos professores, tão combatido pelo CASAL).

Todavia, algumas pesquisas realizadas entre grupos de estudantes AMERICANOS, mostraram que eles sabem muito pouco sobre geografia, e nem por isso o AMERICANO SE QUEIXA DE SER MASSA DE MANOBRA, e talvez "jornalistas" como MAINARDI de TIO REI, lá, a essa hora, já estariam pelas ruas de NEW YORK na fila de inscrição de algum abrigo para homeless(o mendigo Americano).

O que poderia ser mais importante? O "como" e o "que" ensinar nessa disciplina revalorizada. Usando esses documentos como referência, em especial os cinco temas fundamentais do ensino geográfico aí colocados -- Localização, Lugar, Interação Homem/meio ambiente, Movimentos e Região -- , este texto tenta explicar o sistema físico, cultural e econômico que interage e opera neste dinâmico planeta, de forma a que os professores o compreendam e adaptem ao nível de seus alunos.

O objetivo deste e também do National Geography Standards é abandonar o tradional estereótipo da geografia como memorização através de uma concepção explicativa sobre como o sistema planetário funciona(...)


E sendo assim. temos que recordar que tradicionalmente os professores de geografia, na escola elementar e média dos Estados Unidos, são formados em outras áreas -- ciências sociais -- e têm apenas algumas disciplinas semestrais geográficas no currículo.

Além disso, eles em geral lecionam várias disciplinas ao mesmo tempo -- história, sociologia, geografia, etc. -- e com isso não têm tempo (ou preocupações) com a reciclagem específica na geografia. Mas, como assinala o texto, isso está mudando, principalmente após 1994, devido a uma maior valorização da disciplina geografia no sistema escolar -- em muitas escolas/estados ocorreu até um aumento na carga horária --, ao fato de que, pouco a pouco, os professores de geografia já não precisam mais lecionar outras disciplinas para completar a sua carga horária, e ao sucesso desse movimento do "despertar geográfico", que deu origem a inúmeros cursos de reciclagem, a vários Encontros/Congressos voltados para a geografia escolar, a novas revistas geográficas de boa qualidade destinadas aos professores, etc. (JWV)

E o mais importante; O QUE ESSES DOIS FALAM alcança facilmente a profundidade da BORDA DE UM PIRES!!!

Nenhum comentário:

Marcadores