sexta-feira, 8 de maio de 2009

Polícia de JOSÉ SERRA tenta intimidar protesto contra Gilmar Mendes

Não foi apenas em Brasília que dezenas de pessoas foram às ruas, convocadas pelo movimento "Gilmar Dantas: saia às ruas e não volte nunca mais ao STF" (Supremo Tribunal Federal). Também em São Paulo e Belo Horizonte ocorreram protestos na noite desta quarta-feira (6). Na capital paulista, um policial cogitou prender uma manifestante que segurava um cartaz dizendo "Gilmar Mentes". O gesto intimidador, porém, não impediu que o protesto percorresse, desde as 19 horas, a Avenida Paulista, nas proximidades da estação de metrô Consolação.
(- Veja ao final da matéria galeria de fotos do protesto paulista)
Segundo relatos dos participantes, divulgado no blog Folha de Macondo, quando uma manifestante se recusou a entregar seus documentos ao policial, por não saber o motivo pelo qual o mesmo os solicitava, o agente ameaçou prendê-la por desobediência à autoridade.
Uma funcionária do Tribunal Regional Federal da 3ª região, que estava presente ao ato, argumentou que o soldado estava se excedendo na tentativa de intimidar a moça. Com isso, o incidente acabou sendo apenas mais uma tentativa de intimidação ao movimento - que, em frente ao STF, em Brasília, realizou uma vigília com cinco mil velas e também esteve na praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte.
Ao comentar os protestos nesta quinta-feira (7), Gilmar Mendes afirmou, durante o seminário promovido pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que a autonomia dos juízes não existe para que eles sejam influenciados pela voz das ruas.
''Não se dá independência ao juiz pra ele ficar consultando o sujeito da esquina". De acordo com o STF, essa independência serve para, eventualmente, "proteger o sujeito da esquina contra si mesmo", afirmou Mendes. O ministro criticou a tese de quem defende a aproximação do magistrado com as ruas.
Próximos passos
Nesta quinta-feira (7), o blog do movimento comemorou a repercussão nos mais variados meios de comunicação de seu fato inédito: questionar a presidência e condução do STF. mais de 50 links para diversas matérias publicadas em mídias livres e também em veículos do PiG (Partido da Imprensa Golpista) figuravam na página do Saía às ruas.
Além de seguir articulando novos protestos, o Saia às ruas pretende entupir a caixa de e-mail de Gilmar Mendes com mensagens pedindo a sua saída. "Conforme anunciado ontem, vamos tentar passar nosso recado para o ministro Gilmar Dantas de forma que ele responda. Por isso, indicamos que todos passemos nosso recado: 'Gilmar Dantas, saia às ruas e não volte ao STF' por e-mail para o ministro: mgilmar@stf.gov.br <>. Esperamos aos milhares as comunicações."

Galeria de fotos do protesto na capital paulista:
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=55664

Nenhum comentário:

Marcadores