segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quem é o Jornalista Amaury Jr?

Paranaense, Amaury recebeu mais de 20 prêmios, incluindo três prêmios Esso. Já foi repórter da Folha, de ‘O Globo e do ‘JB’, entre outros."

Amaury esteve envolvido em um RUMOROSO ATENTADO em 2007, quando foi baleado trabalhando na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Ele fazia uma série de reportagens para o jornal ‘Correio Braziliense’ sobre a violência no entorno do Distrito Federal.






QUINTA-FEIRA, 20/09
Repórter Amaury Ribeiro Jr.
é baleado durante cobertura

Por Textos selecionados por Luiz Antonio Magalhães em 21/9/2007

Leia abaixo a noticia da época, publicado em vários jornais, inclusive a folha.

************
Folha de S. Paulo

Quinta-feira, 20 de setembro de 2007

VIOLÊNCIA & MÍDIA
Folha de S. Paulo

Repórter é baleado ao trabalhar em Goiás

"O repórter Amaury Ribeiro Júnior, 44, do jornal ‘Estado de Minas’, foi baleado na noite de ontem quando trabalhava na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília. Ele fazia uma série de reportagens para o jornal ‘Correio Braziliense’ sobre a violência no entorno do Distrito Federal.

Ontem, o jornalista apurava um reportagem sobre o tráfico de drogas. Segundo relato do motorista que o acompanhava, que pediu para não ser identificado, os dois já tinham concluído a apuração e sentaram em um bar. Um rapaz, aparentando ter 18 anos, se aproximou a pé, já com a arma em punho e apontada para o repórter.

Ao perceber a situação, segundo o motorista, Amaury se jogou em cima do rapaz e, no chão, o primeiro tiro foi disparado, acertando o abdome do repórter. O autor do crime fugiu, disparando mais dois tiros que não atingiram ninguém. O jornalista foi levado ao Hospital Regional do Gama. O hospital informou que a bala perfurou a parede abdominal, mas não atingiu nenhum órgão.

Informações preliminares da polícia indicam que o autor do disparo seria um homem conhecido como Cezinha. Suspeita-se que o crime tenha sido motivado por vingança e que o atirador agiu a mando de um traficante cuja casa foi mostrada em reportagem de Amaury.

O governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), foi ao hospital. Ele conversou com o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), e com o ministro Tarso Genro (Justiça), para que a PF investigue o caso. ‘Eu vinha alertando que os índices de violência do entorno são terríveis’, disse ele, que havia pedido ajuda da Força Nacional de Segurança. ‘É um crime não só contra a pessoa física, mas contra a liberdade de imprensa e eu diria até contra o Estado.’

O diretor-presidente do Diário dos Associados e do jornal ‘Correio Braziliense’, Álvaro Teixeira da Costa, definiu o crime como um atentado.

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) divulgou nota, assinada por Júlio César Mesquita, vice-presidente da entidade, em que ‘lamenta e condena com todo vigor o atentado’. ‘É alarmante o estado de descontrole a que chegou a criminalidade em nosso país e chocante que ela atinja, de forma terrorista, um profissional da imprensa que vinha trabalhando exatamente com o objetivo de denunciá-la’, diz o texto.

Paranaense, Amaury recebeu mais de 20 prêmios, incluindo três prêmios Esso. Já foi repórter da Folha, de ‘O Globo e do ‘JB’, entre outros."



Dica do Leitor cesarviegas

Nenhum comentário:

Marcadores