Os tucanos responsabilizam os efeitos do Jornal Nacional pela queda do candidato à presidência da República, José Serra, na pesquisa do Datafolha. O levantamento aponta Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, oito pontos à frente do adversário do PSDB, que registra 33%. Segundo membros da campanha, ao longo da semana já se esperava o resultado afetado pela exposição dos candidatos no programa da TV Globo. Tucanos entraram em contato com o instituto para apresentar reclamações quanto ao período em que foi feito o levantamento (segunda, terça, quarta e quinta-feira desta semana).
A avaliação da campanha é que mais entrevistados declararam suas intenções de votos sob os efeitos das declarações de Dilma Rousseff (PT) do que sob as de Serra ao programa global. A petista concedeu entrevista ao casal William Bonner e Fátima Bernardes nesta segunda-feira e o tucano, na quarta-feira. Alguns admitem que não podem justificar o resultado apenas com os efeitos do JN.
O cálculo feito pelo deputado Jutahy Magalhães é de que 75% dos entrevistados pelo instituto assistiram Dilma Rousseff, do PT, 50%, Marina Silva (PV) e 25%, Serra. Isto, para ele, causa efeitos "imediatos" na pesquisa de intenção de votos. "O alcance do Jornal Nacional é muito grande. Só um quarto dos entrevistados assistiu Serra", afirmou.
Na pesquisa anterior do Datafolha, realizada entre os dias 20 e 23 de julho, com 10.905 entrevistados, Serra estava com 37% e Dilma com 36%, tecnicamente empatados de acordo com a margem de erro de dois pontos percentuais. Marina Silva, do PV, tinha 10%. Divulgada a quatro dias do início do horário eleitoral na televisão, o levantamento divulgado nesta sexta-feira (13), mostra Marina Silva estável com 10%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Antes mesmo de ser divulgado o resultado oficial do Datafolha, o senador Alvaro Dias já adiantava a avaliação em sua página no Twitter: "A pesquisa Datafolha recolhe os efeitos da entrevista de Dilma no JN. A favor ou contra. A de José Serra não produziu efeito, já que tardia". O paranaense prosseguiu: "O Datafolha coloca Dilma 8 pontos à frente de Serra... avançou no impacto de uma entrevista (Dilma) e não da outra (Serra)".
Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de agosto, com 10.770 entrevistados, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 6 de agosto de 2010, sob o número 22734/2010.
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